Uso Consciente da Água – Como Preservar – 22 de Março dia da Água

Uso da Água na Terra

Mesmo que 75% do Planeta esteja dominado pelas águas, apenas 2,5% desse total é potável. Mais de um bilhão de pessoas no mundo inteiro ainda não têm acesso à água potável e estima-se que até o final do século 3,2 bilhões de pessoas sofrerão com a escassez da mesma, problema que o Brasil não deveria enfrentar já que ele se encontra em numa situação privilegiada em relação a disponibilidade hídrica do seu território: aproximadamente, 17% da água doce superficial e 80% do aquífero Guarani (maior reserva subterrânea do mundo) encontram-se aqui.

Mapa Mundial da Água

Estudos divulgados em 2000 pela ONU preveem que em 2025, 45% da população mundial ficará sem água potável. O desperdício de água e o elevado índice de natalidade são os principais motivos desta preocupante situação já que, ao mesmo tempo em que mais pessoas necessitam de água, a porcentagem de água poluída e inapropriada para o consumo cresce. Por esse motivo, algumas metrópoles enfrentam colapso no abastecimento público, os rios degradados, os índices assustadores de agentes tóxicos na água e o desperdício inconcebível por parte da população fazem com que a situação seja cada vez mais alarmante.

Para se ter uma ideia, ao lavar a louça do almoço pode-se gastar, em 15 minutos, 243 litros de água potável. Ao deixar a torneira aberta por cinco minutos para escovar os dentes, a pessoa pode mandar pelo ralo doze litros de água tratada. Mas, as maiores vilãs domésticas são as válvulas convencionais de descarga. Gastando seis ou mais litros de água por fluxo, elas usam mais de 50% de toda água da casa.

Água

Com todos os fatos acima, é inegável a importância da economia da água em todo o mundo, ajudando a preservar o meio-ambiente e a deixar um mundo melhor para o futuro. A água é de domínio público e tem vital importância para a existência da vida na Terra. É um recurso natural que propicia saúde, conforto e até mesmo riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, que vão desde a manutenção da saúde e lazer até a produção de energia “limpa” (hidroelétricas), por isso, devemos aprender a ter atitudes sustentáveis e a economizar esse recurso.

Estas dicas podem ajuda-lo à economizar água e a usa de forma consciente, elas também podem ser praticadas durante a vida cotidiana, sem resultar em perdas ou dores-de-cabeça desnecessárias.

  • Um banho de ducha de quinze minutos consome 240 litros de água. Fechar a torneira enquanto se ensaboa, diminuindo o tempo de banho para cinco minutos, reduz o gasto para 80 litros.
  • Escovar os dentes durante cinco minutos com a torneira aberta provoca um gasto de 80 litros. Molhar a escova, fechar a torneira e enxaguar a boca com um copo de água consome 1 litro.
  • Para lavar a louça na pia com a torneira aberta, durante quinze minutos, gastam-se 240 litros. Limpar os restos dos pratos com uma escova, usar a água retida na cuba para ensaboar a louça e abrir a torneira só na hora do enxague gera uma economia de 220 litros.
  • Esqueça a mangueira na hora de lavar a calçada. Água, só depois de varrer bem as folhas e a sujeira.
  • Use as lavadoras de louça e de roupa apenas quando estiverem cheias.
  • Atenção aos pequenos vazamentos. Aquelas gotas que insistem em pingar da torneira da cozinha significam um gasto extra de 46 litros por dia. As torneiras devem ser fechadas por completo depois do uso e consertadas se apresentarem qualquer defeito.
  • Com uma mangueira semi-aberta, gastam-se 560 litros para lavar o carro. Se o serviço for feito com um balde, o consumo é de 40 litros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *