Tratamento para dor nas costas

A dor nas costas é um desconforto que pode ter várias causas. Ela pode se originar na coluna vertebral, nos nervos, nos músculos e até a partir de outras estruturas da região da coluna. Também pode ocorrer da origem estar em outros órgãos e a dor se irradiar para as costas, como no caso do infarto do miocárdio, cólica renal, infecções.

Sintomas

A dor nas costas tem apenas um sintoma: a própria dor que o paciente sente em alguma região das costas. É importante levar esse desconforto a sério e procurar ajuda médica assim que o sentir. Algumas vezes o que está causando a dores na coluna é um algo mais grave. E em outros casos, continuar a se movimentar pode piorar o problema.

Diagnósticos e exames

Você pode procurar um clínico geral, um ortopedista ou um reumatologista. O médico fará o diagnóstico de dor nas costas primeiro conhecendo um pouco mais sobre sua vida. Ele precisará saber como a dor começou, onde ela fica, o que a piora. Mas também quais são seus movimentos no dia-a-dia, seus hábitos alimentares, seu trabalho, sono e atividades físicas. Possivelmente pedirá para você realizar alguns determinados movimentos na frente dele para ver como o seu corpo reage. Reunindo todas essas informações ele poderá saber a causa ou começar uma investigação com exames clínicos.

Tratamento

O tratamento para dor nas costas pode envolver desde medicamentos, fisioterapia e outras terapias, como também uma cirurgia. Isso vai depender da causa do desconforto e por isso, o diagnóstico deve ser feito sempre por um especialista. Atualmente também há tratamentos alternativos que ajudam não só no alívio da dor, como também no tratamento. É o caso da acupuntura, por exemplo.

É importante que, seja qual for o tratamento, o paciente siga as riscas a frequência e os horários.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a dor nas costas é prestar atenção na sua postura durante o dia e, se for o caso, reaprender a como se movimentar, cuidando da postura do corpo diariamente. Também é possível realizar exercícios que fortaleçam a região

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *