Street Fighter

Série de jogos de luta é um dos mais populares do mundo

Com 25 anos de vida, o Street Fighter é provavelmente uma das séries de jogos mais lembradas e jogadas dos últimos tempos. Desenvolvida pela Capcom, foi lançada em 30 de Agosto de 1987. Mesmo quem não era criança na época se divertiu com este jogo de luta, seja nos primeiros anos de lançamento ou mais tarde com as suas novas versões.

Street Fighter

O primeiro título da série foi criado usando como inspiração elementos de outros jogos de lutas, sendo eles o Yie-Ar Kung Fu da Konami e Heavyweight Champ da Sega. Mas o Street Fighter trouxe para este mercado elementos novos e por isso conquistou o sucesso. Eram inovações como os botões hidráulicos que mudavam o estilo e a força do golpe, de acordo com a pressão exercida neles (algo próximo ao gatilho do Xbox de hoje porém para Arcades – Fliperamas), mas como todo mundo apertava os botões muito forte, logo fora substituído por 6 botões, padrão até hoje. O jogo também contava com golpes especiais, as magias, fator marcante da série em todas as suas versões.

Sua história inicial é simples, dois lutadores de nome Ken e Ryu, lutavam contra 10 oponentes de 5 paises, sendo eles: Eagle, Lee, Joe, Gen, Geki, Retsu, Adon, Mike e Birdie e o comandante do mal Sagat. Os jadores podiam selecionar apenas os mocinhos Ken e Ryu. Eles já possuim os golpes que até hoje são lembrados como: Hadouken (Radugén ou Raduken), Shouryuuken (Xoriuken) e Tatsumaki Senpuukyaku (Ratátuguen).

Continuações

O Jogo do Street Fighter II, sua continuação foi lançada em 1991, conhecido também pela sigla SF, foi o maior sucesso da série, vendendo 6,3 milhões de cópias. Esta versão dava a opção de escolha de 8 personagens (Ryu, Ken, Blanka, Zangief, Dhalsim, Guile, E. Honda, e Chun-Li) e possuía 4 “chefes”, conhecidos como as lutas mais difíceis de se disputar (Sagat, Mike Bison, Balrog, e Vega).

Uma das suas alterações ficou para a história, originalmente no Japão Mike Bison era o Boxeador, baseado claramente em Mike Tyson. Mas quando o jogo veio para o acidente a empresa fez algumas alterações com medo de processo. Em 1997 chegou a sua versão 3, uma das com menor índice de sucesso da série.

Em 2011 a Capcom anunciou oficialmente a versão IV, que incluía gráficos em 3D e modalidade 2D, como desenhos novos e designe totalmente remodelado e moderno, contando com todos os personagens originais de SF II além de 6 novos personagens. Mesmo com a aparição de outros estilos de jogos cada vez mais modernos, o Street Fighter é um jogo clássico de luta e muito adorado por muitos.