Street Fighter – A História do Jogo

O jogo Street Fighter, mais conhecido como SF, é uma popular série de jogos, onde o jogador comanda lutadores de diversas partes do mundo. A série deste jogo é propriedade da Capcom, uma empresa de jogos. Sua primeira série foi lançada em agosto de 1987, mas, mesmo nos dias atuais, séries são agregadas ao jogo, como a série Final Fight e Slam Masters.

O princípio dos jogos de luta

Os jogos de Street Fighter é um avanço e mistura de outros jogos. O primeiro jogo de luta foi Heavyweight Champ, lançado em 1976 pela SEGA, mas o jogo era simples, com os gráficos em preto e branco e um par de luvas de boxe ligados ao gabinete arcade. Em 1984, a DataEast lança o jogo Karate Champ, considerado o primeiro jogo de luta para ser jogado por dois oponentes. Este jogo leva a fama de ser o primeiro a ter a perspectiva lateral, mesmo tendo sido o segundo, já que Heavyweight Champ já havia usado essa perspectiva.

Em 1985 a Konami lança Yie-Ar Kung Fu, com gráficos impecáveis (considerando a tecnologia da época) e com muitos detalhes nos cenários. Com a sucessão de avanços, a Capcom decide lançar seu próprio jogo juntando as características de todos os seus antecessores. Dessa forma, foi lançado em 1987 Street Fighter.

Quando lançado, SF não fez muito sucesso, mas seus controles eram inovadores, com 1 joystick e 2 botões hidráulicos, que dependendo da força com que eram pressionados, davam uma potência diferente ao golpe. Como começaram a ser batidos com muita força, logo foram trocados pelos 6 botões que tornaram-se tradição.

Street Fighter

O jogo acompanha Ryu ou Ken lutando com 10 lutadores de 5 países. Após derrotar os demais lutadores (Eagle, Lee, Joe, Gen, Geki, Retsu, Adon, Mike e Birdie), o jogador enfrenta Sagat, o chefe final do jogo. Na primeira versão, Sagat ainda não tinha a cicatriz no peito.

Com os avanços e a inclusão de séries ao jogo, SF ganhou golpes especiais como o conhecido Hadouken (Punho Ondulante), Dragon Punch (Punho do Dragão Ascendente) e Hurricane Kick (Chute Furacão), que acompanham Ryu e Ken por todas as séries do jogo.

O post Street Fighter – A História do Jogo apareceu primeiro em Jogos Online.