Sedetec e MDIC promovem curso para pequenas e médias empresas

Abrindo a agenda de capacitação na área de comércio exterior de 2014, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), promove o Curso Básico em Comércio Exterior. O objetivo do evento, programado para a próxima quarta-feira, 12, no auditório da Federação das Indústrias de Sergipe (Fies), é fortalecer a qualificação das micro e pequenas empresas, oferecendo uma visão básica de procedimentos e oportunidades do processo de exportação e internacionalização de suas marcas.

Segundo o técnico da Sedetec e um dos organizadores do evento, Thiago Souza, o curso é uma continuidade da agenda de eventos do Plano Nacional de Cultura Exportadora (PNCE), projeto integrado ao Plano Brasil Maior (PBM).

“O objetivo do PNCE é desenvolver e difundir a cultura exportadora, através da capacitação de gestores públicos, empresários e profissionais da área de comércio exterior, com a finalidade de aumentar e qualificar a base exportadora. Fazem parte do PNCE 24 estados e 15 instituições parceiras. Sergipe, que integra o PNCE desde sua criação, em 2012, contará com um calendário amplo e cheio de capacitações, palestras, consultorias e estudos que visam orientar e estimular o empresário a buscar ampliar suas fronteiras exportando seus produtos. Assim como em 2013, teremos um calendário de atividades extenso para fomentar a participação das MPEs no mercado mundial e diversificar nossa pauta de exportação”, explica.

Outro ponto ressaltado pelo técnico da Sedetec é a efetiva participação e interesse do público, ligado ao micro e pequeno empresariado. “O público é muito bom. É grande a participação, tanto na quantidade quanto na qualidade do curso, algo que é elogiado pelos formadores do MDIC e membros das instituições participantes”, destaca Thiago. Para o primeiro curso do ano, o formador será Miguel Marques da Silva, analista de Comércio Exterior do MDIC.

O curso tem como público alvo os empresários que tenham interesse em internacionalizar suas marcas e agentes públicos que trabalhem com fomento ao comércio exterior. Contudo, o curso poderá ser reaplicado nas instituições de ensino superior em função de uma parceria que a Sedetec fez com a empresa júnior do curso de Relações Internacionais, a REINA, que prevê a reaplicação dos cursos para acadêmicos, aumentando assim os beneficiados e fomentando ainda mais a cultura exportadora.

As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio de ficha de inscrição enviada para o e-mail: comercio.exterior@sedetec.se.gov.br. Para demais informações, estão disponíveis, além do endereço citado, os telefones (79) 3211-1118/1120. O auditório da Fies fica no Centro Administrativo Governador Albano Franco, Av. Carlos Rodrigues cruz, S/N, Bairro Capucho. O evento acontece na parte da manhã (8h às 12h) e da tarde (13h às 17h).

Ascom ASN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *