Saiba mais sobre Hérnia de Disco

O que é hérnia de disco?

Hérnias de disco são hérnias que ocorrem na coluna vertebral. A coluna vertebral consta de 33 vértebras (7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 fundidas no osso cóccix) dispostas umas sobre as outras, formando no seu interior um canal por onde passa a medula espinhal. As vértebras são mantidas “empilhadas” por vários músculos e ligamentos (músculos e ligamentos paravertebrais) e entre elas há um disco cartilaginoso elástico, cuja função é evitar o atrito e amortecer os impactos sofridos pela coluna vertebral. Eles servem também para criar e manter um espaço entre as vértebras, por onde saem as raízes dos nervos que se dirigem à periferia do corpo. Com o tempo e o uso repetitivo, esses discos se desgastam, facilitando a formação de hérnias. Hérnia de disco é a projeção de uma dessas placas cartilaginosas para fora de sua localização normal.

Quase sempre essas hérnias obstruem os espaços intervertebrais por onde saem as raízes dos nervos periféricos, causando dor e distúrbios sensoriais ou motores. Geralmente as hérnias são póstero-laterais, em virtude de que nessa região os discos não são sustentados por ligamentos.

Causas

As principais causas das hérnias de disco são predisposições genéticas, envelhecimento, inatividade física e tabagismo. Muitas vezes as hérnias são desencadeadas no momento de carregar ou levantar um peso ou de traumatismos sobre a coluna. As compressões repetitivas, como as que acontecem ao dirigir, por exemplo, podem afetar uma coluna já fragilizada. Outras condições que podem favorecer a emergência de hérnias de disco são: trabalho físico pesado; postura estática prolongada; inclinar ou girar o tronco frequentemente; levantar; empurrar e puxar.
Fonte: ABC Med

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *