Rinite Alérgica

riniteA rinite alérgica é uma das doenças mais comum entre os brasileiros. Diretamente ligada ao sistema respiratório, normalmente acontece quando um indivíduo respira alguma substância (como pó, pólen ou pelo de animais) que, imediatamente, causa irritação e inchaço nas narinas e nos olhos, acompanhado da produção excessiva de muco.

Por ser um conjunto de sintomas, a rinite alérgica faz com que o corpo libere uma substância química, trazendo junto à histamina. O principal aliado para essa doença entrar em cena, pode ser a quantidade de pólen encontrado no ar. Dependendo da situação, ele é um forte fator para surgir sintomas da febre do feno. Outra maneira de aparecer a tal febre é em dias quentes, secos e com muito vento.

Assim com o tempo, a possibilidade de surgir os sintomas da rinite só tem a aumentar. O tempo pode trazer sérios riscos para as pessoas que possuem a doença. Há vários sintomas, mas destacaremos alguns deles nesse artigo. Se houver esses sintomas em alguém da sua família, procure o médico urgentemente:

  • Irritação em algumas partes do corpo;
  • Coriza;
  • Olhos lacrimejados;
  • Problemas com odores;
  • Espirros.

 

Tratamento da Rinite Alérgica

Há uma variedade de medicamentos para tratar a doença. Porém, nenhum deve ser tomado sem prescrição. Antes de ingerir qualquer que seja o remédio, procure se informar mais sobre ele e não descarte a hipótese de visitar o seu médico.

De acordo com os profissionais da saúde, o melhor tratamento para a rinite alérgica é evitar os agentes que causam os sintomas. É claro, que muita das vezes, não é possível evitar esses sintomas, mas é sempre bom diminuir a exposição deles em sua casa.

Outra saída para a rinite alérgica é fazer uma lavagem nasal. Esse procedimento é feito em renite alérgica leve, fazendo que o muco do nariz seja removido. Há duas opções para fazer esse processo: ir até uma farmácia e adquirir a solução ou fazer a mesma em sua casa.

Dependendo da gravidade da doença, os médicos orientam seus pacientes a tomar alguns medicamentos, evitando assim, problemas como os de outras doenças ou até mesma a idade.