Quais as repercussões das novelas na vida das pessoas?

O brasileiro de uma maneira geral gosta muito de televisão. Mesmo com uma programação de TV aberta que – quase sempre – peca pela falta de qualidade, em média, um brasileiro passa cerca de 20 horas semanais na frente da telinha. Pois bem, no público adulto, uma das principais preferências é pelas novelas. Este tipo de programação preenche grande parte do dito “horário nobre” da programação televisiva. E não é para menos. Algumas das últimas novelas de sucesso chegaram a picos de audiência de mais de 30 pontos, algo em torno de 25 milhões de telespectadores vidrados nas histórias. Pois bem, algo que tenha tamanho alcance não pode ser considerado sem importância. As novelas influenciam em muito a vida do brasileiro, mesmo que ele não seja fã ou espectador deste tipo de programação.

Novelas antigas

Nenhum de nós é inerte as mudanças que os meios de comunicação e entretenimento em massa provocam. Estas mudanças, que podem ser positivas ou negativas, repercutem na vida de cada um de nós, pois as mudanças de hábitos que a mídia em geral tem sobre os comportamentos das pessoas acaba afetando toda a sociedade.

Falando-se especificamente das novelas, elas retratam a vida cotidiana de diversos personagens. Estes, por sua vez são repletos de características únicas, na maioria das vezes incomuns e que prendem a atenção dos telespectadores. Isso nada mais é do que uma jogada comercial, afinal ninguém iria parar para assistir alguém comum, que não tivesse algo diferente que merecesse ser observado.

As novelas são bastante conhecidas por ditarem moda e incorporarem bordões na vida cotidiana das pessoas. Quem nunca viu uma acessório ou maneira de se vestir de uma personagem virar moda? Ouso até dizer que um dos melhores termômetros para saber se uma novela vem fazendo sucesso é a quantidade de modas ou bordões que ela consegue emplacar nos seus telespectadores. Roupas, acessórios, sapatos, jeito de ser, tudo isso é atentamente observado pelos telespectadores, que ao tentar se espelhar e se sentir igual ao personagem, copiam seus comportamentos. Pois bem, se isso for bem dosado, sem problemas. Isso não chega a ser um problema em públicos esclarecidos e que saibam dosar esta influência. Mas sabendo que vivemos num país onde a educação e a cultura em geral ainda são bastante deficitárias, vemos que em muitos casos entramos num processo de alienação cultural, onde o pensamento propagado pela novela é reproduzido sem uma contestação de sua veracidade.

Novelas antigas da Globo

Quando se fala de crianças assistindo e acompanhando fielmente algumas novelas, temos um problema ainda maior. Para entreter seus telespectadores, os autores de novela usam dos mais diversos artifícios, como conteúdo sexual, violência, traição e outros. Não que isso seja exclusividade das novelas, mas elas demonstram o dia a dia de personagens e, portanto podem fazer com que este tipo de comportamento, com o tempo, seja visto como normal e moralmente aceitável, algo que compromete em muito a vida em sociedade. Além disso, falando-se ainda das crianças, as novelas tem uma gama de informações a serem codificadas e gravadas, como nomes de personagens, características, locais, teias sociais e muito mais, que fazem com que o cérebro seja estimulado demais, causando falta de foco e pensamento acelerado, um dos maiores problemas para as novas gerações.

Mas então novela é ruim? Não, de maneira alguma. As novelas podem ser uma excelente maneira de entretenimento, desde que em equilíbrio. Acompanhe as tramas, mas não torne isso sua própria vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *