Piso laminado é a mesma coisa que carpete de madeira?

Escolher o melhor piso para a casa nem sempre é fácil. O primeiro passo é pensar no tipo de uso que os ambientes terão e depois buscar produtos de qualidade e bom preço. Uma dúvida muito comum é qual a melhor escolha: Pisos laminados ou carpetes de madeira?

Os dois têm o mesmo objetivo na decoração dos ambientes – fazer o revestimento – mas são dois produtos diferentes. O piso laminado é produzido a partir de fibras prensadas e sua camada superficial tem lâminas de celulose para dar um melhor acabamento aumentando a resistência a manchas, empenamento e desgaste por uso continuado.

Você consegue diferenciar um Piso de Madeira de um Laminado?

A instalação é mais fácil e pode ser aplicado sobre qualquer contra piso desde que esteja liso, sem irregularidades e umidade. Claro que, se o ambiente tinha forração de tecido ou carpete de nylon antes, ele deve ser retirado antes de colocação do novo revestimento. O piso laminado dá muito menos trabalho na manutenção diária e todo mundo jura que é madeira de verdade! Segundo decoradores, se tiver uma boa manutenção o piso pode durar até 15 anos.

Já o carpete de madeira é feito de placas de MDF (subproduto de compensados de madeira) recobertas de lâminas de madeira natural e acabamento final em verniz, por isso eles têm menos resistência a impactos, manchas, queimas e riscos, quando comparado aos pisos laminados. Uma manutenção mal feita, como por exemplo, com um produto abrasivo ou uma ajudante doméstica desavisada, pode estragar seu carpete de madeira para sempre.

Além dos cuidados normais da escolha, procure dar atenção também para os seguintes itens:

  • Escolha com cuidado a loja da revenda. A mão de obra do serviço de instalação deve ser pesquisada com o mesmo cuidado da pesquisa sobre o produto;
  • Proteja os pés dos móveis com feltros autoadesivos para evitar riscos;
  • Limpe o mais rápido possível sempre que cair líquidos;
  • Evite produtos químicos, como solventes e ácidos, a limpeza é feita apenas com um pano úmido.

Tanto o piso laminado quanto o carpete de madeira devem ser usados apenas em áreas secas – salas, quartos e corredores – jamais em cozinhas e banheiros. O importante é que, qualquer que seja sua escolha, depois de pronta sua casa vai ficar muito mais valorizada, elegante e aconchegante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *