Pantoprazol (genérico do Pantozol)

Pantoprazol é um medicamento genérico com a mesma fórmula do medicamento Pantozol e, evidentemente possui o mesmo principio ativo. Seu uso é oral ou injetável, mas cada tratamento necessita de uma dosagem mais especifica variando de acordo com cada paciente.

É um Antiulceroso (inibidor da bomba de prótons e da bomba ácida gástrica), ou seja, serve basicamente para diminuir o refluxo do esôfago ou a úlcera do estomago e também a úlcera do duodeno. Normalmente ele age como um inibidor desta bomba de prótons sendo seletivo e completamente irreversível isso ocasiona a secreção ácida que acaba ocorrendo devido a estímulos gerados pelo seu uso.

Para que o paciente possa iniciar o uso do Pantoprazol (ou mais conhecido Pantozol), deve ser feita uma endoscopia para verificar se o mesmo não tem uma lesão ou alguma doença maligna no esôfago. Por se tratar de um remédio usado propriamente para tratamento, deve se ter o acompanhamento do médico sendo este o responsável por definir a dosagem correta a ser ingerida ou aplicada diariamente e por quanto tempo deve ser feito o tratamento.

Indicações

O Pantoprazol é indicado para os pacientes diagnosticados com ulcera gástricos ou refluxo, quando estas ainda são de nível moderado ou já são de nível severo, reduzindo a acidez. Seu uso deve ocorrer antes ou depois da primeira refeição do dia (normalmente deve ser tomado no café da manhã) e não pode durar por mais de 2 meses.

Contraindicações do Pantoprazol

As contraindicações do Pantoprazol são basicamente em casos que o uso do medicamento de hipersensibilidade no paciente referente a algum composto da fórmula que não pode ser utilizado neste caso tendo o seu uso cancelado imediatamente.

Este medicamento não deve ser usado tendo um grau de risco muito alto nos casos de mulheres gestantes e ou lactantes a menos que o medico libere considerando que seu uso esteja propiciando um beneficio maior ao quadro medico da mãe do que o risco em potencial ao feto ou criança.

Em outras palavras, o medico deve avaliar se o beneficio do remedo a mãe vai beneficia-la sem por em risco o bebe ou os malefícios serão pequenos a criança (o medicamento ainda não foi ministrado em crianças, não havendo uma precisão de seu risco a elas).

Prescrição

O medico é o responsável pela prescrição do Pantoprazol, até porque a dosagem varia de caso para caso sendo obrigatória e necessária à receita medica para comprar o medicamento. O medico deve estar atento ao aumento enzimático, caso isso ocorra deve parar imediatamente o uso do medicamento e se necessário fazer novos exames para acompanhamento medico.

Efeitos Colaterais do Pantoprazol

Alguns efeitos colaterais que podem surgir ao longo de seu uso: dores de cabeça diárias ou com mais frequência, diarreia, enjoos, desconforto abdominal surgindo como gases ou dores abdominais, alergias na pele, tonturas, inchaços, febre, depressão ou distúrbios visuais. Lembrando que se ocorrer o aparecimento destes, o médico deve ser informado e assim há a possibilidade ou necessidade de parar com o uso do medicamento.