Omeprazol (genérico do Beprazol)

O Omeprazol é um antiulceroso utilizado contra gastrites e ulceras. O Omeprazol é comercializado em comprimidos ou em cápsulas gastro-resistentes. O uso dessa cápsula gastro-resistente se dá pelo fato de que o omeprazol pode sofrer degradação quando exposto a acidez gástrica. O uso desta formula que torna a cápsula gastro-resistente permite que o mesmo possa passar pelo estomago sem ser atingido pela acidez, que assim consegue ser absorvido pelo intestino, posteriormente. O omeprazol age inibindo a secreção ácida do estomago.

É interessante citar que o omeprazol apresenta ação máxima em apenas alguns dias de tratamento, se tornando um medicamento de referencia.

Quando o paciente sofre de doenças gástricas e toma o medicamento omeprazol, logo se tem melhoras, pois, o medicamento age inibindo uma das enzimas que se localiza na célula parietal do estomago e que é responsável por uma das etapas finais da produção de ácido gástrico. Assim acaba havendo uma redução da acidez.

INDICAÇÕES

O Omeprazol é indicado para pacientes que sofrem de doenças gastrointestinais, tais como: Esofagite de refluxo, gastrite, acidez estomacal, pacientes que estão em tratamento da ulcera duodenal e ulcera gástrica. Também é indicado para lesões gástricas que foram provocadas por medicamentos antiinflamatórios não esteroidais. Também é indicado para tratamentos de síndrome de Zollinger- Ellison (distúrbio que se caracteriza por fazer com que o estomago produza ácido clorídrico em excesso).

É interessante citar que o resultado do uso desse medicamento no tratamento da ulcera duodenal são superiores a qualquer outro tipo de tratamento, pois, foram verificados índices de cicatrização de quase 100%, isso após 2 a 4 semanas de tratamento com a dosagem adequada. A administração diária de omeprazol em dose única via oral, causa rapidamente a inibição da secreção ácida gástrica.

Por seu poder de ação, o Omeprazol também é indicado para o tratamento de hiperacidez gástrica, além das já citadas.

CONTRA-INDICAÇÕES

Como todo e qualquer medicamento, o Omeprazol apresenta alguns fatores dignos de contra-indicação para alguns pacientes, são eles:

  • O Omeprazol não deve ser utilizado por pacientes que apresentem alergia ou hipersensibilidade a algum complemento deste principio ativo.
  • É importante que haja a prevenção do uso do medicamento caso haja biodisponibilidade aumentada em pacientes com cirrose hepática.
  • Este medicamento não deve ser utilizado durante a gravidez e a lactação, a menos que a critério do médico, os benefícios para o paciente superem os riscos para o lactente.
  • Este medicamento contém açúcar, portanto, deve ser utilizado com cautela por pacientes portadores de Diabetes.
  • Esse medicamento deve ser utilizado com supervisão adequada quando o paciente tem histórico de função hepática ou renal alteradas.

POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS

Assim como as contra-indicações, este medicamento pode possuir alguns efeitos colaterais, que podem ser:

  • Possibilidade de tumores gástricos.
  • Dor de cabeça
  • Cansaço
  • Dor muscular
  • Diarréia

OUTRAS INFORMAÇÕES

Esse medicamento é vendido somente por prescrição médica, portanto, consulte seu médico para saber se é devido no seu caso o uso deste medicamento.

Sobre a super dosagem, não é recomendado nenhum tratamento especifico, apenas que seja feito o tratamento sintomático.