OHSAS 18001 – Sistemas de Gestão Segurança e Saúde

A prevenção de doenças e acidentes do trabalho pode ser consolidada através do Sistema de Gestão de Saúde Ocupacional e Segurança.

A OHSAS 18001 foi desenvolvida por diversos organismos de certificação (BSI, BVQI, DNV, Lloyds Register, SGS, etc.) e entidades nacionais de normalização (Irlanda, Austrália, África do Sul, Espanha e Malásia) que reuniram-se na Inglaterra. A sigla OHSAS refere-se a Occupational Health Safety Assessment Series.

“Existe um lado técnico que é o de especificar o sistema e estabelecer os cuidados necessários focados na prevenção; e tem ainda o lado da conscientização do trabalhador e do empregador, que é fundamental”, declara Ricardo Hojda, sócio-diretor da Stance. Conforme ele ressalta, hoje o Brasil apresenta um cenário de taxas elevadas de acidentes e de doenças do trabalho, lembrando que uma boa saída para reverter este quadro atual é trabalhar com base na prevenção, em detrimento da correção dos problemas. Hojda ainda acrescenta: “a questão não é apenas a saúde do trabalhador, mas também tem um outro lado que é a imagem da empresa e o fator econômico, ou seja, prevenir custa muito menos do que remediar”.

O conceito de empresa moderna é incompatível com o ambiente de trabalho insalubre e perigoso, afinal, as boas práticas de saúde e segurança trazem retorno econômico e de imagem às organizações e, portanto, é extremamente importante   as empresas estarem voltadas para a prevenção tanto das doenças de trabalho como de potenciais acidentes, evitando impactos negativos para a própria companhia – alto custo relacionado a processos trabalhistas, indenizações, desmotivação da equipe, etc – para a sociedade e ao governo. Só para ter uma idéia, dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) indicam que a ausência de segurança nos ambientes de trabalho no Brasil gerou no ano 2000 um custo de cerca de R$ 23,6 bilhões para o país, o equivalente a 2,2% do PIB (Produto Interno Bruto).

Mas a solução para amenizar esses indicadores está no Sistema de Gestão de Saúde Ocupacional e Segurança que fornece a estrutura para o gerenciamento da saúde e da segurança do trabalhador, através do uso de recursos, definição de responsabilidades e implementação de práticas, procedimentos e processos. Neste contexto criou-se a OHSAS 18001 que, como não passou pelo processo tradicional de desenvolvimento e aprovação de norma nacional ou internacional, não é uma norma, mas sim, é considerada uma “especificação” que, de forma geral, define a estrutura interna que possa garantir a empresa o atendimento das legislações de saúde e segurança .

Curso Ohsas 18001 na Stance Brasil!

Texto original: Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *