Motivação | Descubra o que nos motiva

O que nos motiva? Qual é o real propósito das nossas vidas? Muitos já se perguntaram sobre suas próprias motivações e correram atrás de seus sonhos. Outros simplesmente deixam de fazê-las (sem saber o porquê de estar fazendo isso), se perdendo na correria do dia-a-dia e mergulhamos na rotina.

Você que está lendo esse texto, pergunte: o que te motiva? O que te faz acordar todos os dias e fazer o que faz? Quer estudar para ser alguém na vida? Trabalhar para ganhar muito dinheiro e ter uma vida confortável, viajar para conhecer o mundo ou apenas quer ter o suficiente para sobreviver. Segundo Richard Leiter, autor do livro O Poder do Propósito, essa motivação é “a nossa dimensão mais profunda, nossa essência que nos dá um intenso sentimento de quem somos, de onde viemos e para onde vamos”.

Busque sua motivação

Todos nós temos um propósito na vida, uma energia vital que faz os nossos olhos brilharem, nosso sangue ferver e torna a nossa vida uma maravilhosa exploração em busca do nosso sonho, algo muito buscado pelas atuais gerações. As redes sociais deram todo o espaço necessário para opinarmos sobre os mais diversos assuntos e temas, possibilitando a conexão entre as mentes.

Qual é a sua motivação?

Para ser realizado e feliz, um pintor precisa pintar, um músico precisa tocar. Nós precisamos descobrir o nosso talento e persegui-lo. Quando gastamos nosso precioso tempo com atividades que consideramos sem importância, nossa autoestima diminui.

Segundo a hierarquia das necessidades humanas do psicólogo Abraham Maslow, após suprirmos nossas necessidades básicas (comida, roupa, teto etc.), sentirmos que estamos em solo enraizado, amados e reconhecidos, precisamos focar nossa vida no nosso propósito, caso contrário lidaremos permanentemente com inquietação e descontentamento.

Pirâmide de Maslow | Hierarquia das necessidades

A motivação é onde nos apoiamos para chegar à algum lugar, uma guia, uma inspiração que nos mantém focados para atingir quaisquer objetivos que se estabeleça. Uma vez que atingimos tais objetivos nossa motivação pode mudar, se adaptando à próxima fase que está por vir.

Por outro lado, não podemos nos preocupar se ainda não achemos o que fazer para o resto da vida. Tentar faz parte do aprendizado, devemos arriscar mesmo que, por muitas vezes, podemos errar! Mesmo que acerte rápido, o próprio tempo vai se encarregar de trazer sempre novos ares. Não podemos esquecer que a motivação deve estar mais dentro de nós e do que baseada exclusivamente em fatores externos, pois mudanças virão e nós seremos nossa própria fortaleza!

Teste motivacional

Para te ajudar a descobrir se você está no caminho certo basta responder as perguntas abaixo:

  • Sinto que existe equilíbrio em minha vida?
  • Dou regularmente vigorosas gargalhadas?
  • Vivo meus sonhos?
  • Tenho me permitido tempo para a solidão?
  • Tenho pelo menos duas pessoas acolhedoras na minha vida?
  • Sinto a energia de uma ótima saúde?
  • Tenho uma atividade espiritual na minha vida?
  • Sinto que minha vida é importante?
  • Minha recreação me recria?
  • Tenho coragem de dizer “Não”?

Motivação

Esse teste pode ser uma excelente oportunidade de reflexão. O número total de respostas positivas refletem claramente as escolhas que você tem feito para levar uma vida que valha a pena e que o leve a sentir o “êxtase de estar vivo”.