Mitos do Sono de 8 horas

Qualquer um normalmente se preocupa com o fato de acordar no meio da noite, mas alguns especialistas dizem que isso pode ser bom. Um conjunto de evidências (história e ciência) cada vez maior sugere que o sono de oito horas pode não ser o melhor. No início de 1990, o psiquiatra Thomas Wehr conduzido um experimento no qual um grupo de pessoas estavam “mergulhadas” na escuridão durante 14 horas todos os dias durante um mês.

Mitos do Sono

Demorou algum tempo para o sono regularizar, mas pela quarta semana os pacientes já haviam se estabelecido em um padrão de sono bem distinto: eles dormiam em dois tempos de quatro horas, com um intervalo entre esses em que ficavam acordados por uma ou duas horas.

Embora os cientistas do sono ficassem impressionados com o estudo, em boa parte do público em geral, a ideia de que devemos dormir por oito horas consecutivas ainda persiste. Em 2001, o historiador Roger Ekirch, da Virginia Tech, publicou um artigo seminal que foi elaborado a partir de 16 anos de pesquisa, revelando uma riqueza de evidências históricas de que os seres humanos costumava dormir em duas partes distintas.

Gravura de 1595 de Jan Saenredam pode ser uma evidência de atividade durante a noite

Seu livro “At Day’s Close: Night in Times Past” (No próximo dia: Noite em tempos passados – em tradução livre), publicado em 2005 e sem versão para o português, desenterra mais de 500 referências a um padrão de sono segmentado em diários, registros judiciais, livros de medicina e literatura, da Odisseia de Homero para uma conta antropológica de tribos modernas na Nigéria.

Assim como a experiência de Thomas Wehr, estas referências descrevem um primeiro sono que começou cerca de duas horas após o anoitecer, seguidos por período de vigília de uma ou duas horas e em seguida um segundo sono.

“Não é apenas o número de referências – é a maneira como eles se referem a ele, como se fosse de conhecimento comum”

Roger Ekirch, historiador

Um livro pode ser uma ótima solução para Insonia

Durante este período de vigília as pessoas estavam bastante ativas. Algumas pessoas se levantaram para ir ao banheiro, fumar um cigarro ou apenas visitar alguns “vizinhos” de experiência (alguns até tiveram relações sexuais). A maioria delas ficou na cama, leu, escreveu e muitas vezes oraram. Incontáveis manuais de oração datados do final do século 15 ofereciam orações especiais para essas horas.

Um manual de medicina francês do século 16 aconselhava casais de que o melhor momento para engravidar não era no final de um longo dia de trabalho, mas “depois do primeiro sono”, quando “eles teriam mais prazer” e, consequentemente, podiam “fazer melhor”.

Manuais de Medicina do Seculo XVI

Ekirch descobriu que as referências ao primeiro e ao segundo sono começaram a desaparecer durante o final do século 17. Isso começou entre as classes urbanas superiores do norte da Europa e ao longo dos próximos 200 anos passados para o restante da sociedade ocidental, tanto que na década de 1920 a ideia de um primeiro e segundo sono já havia desaparecido inteiramente da nossa consciência social.

Ele atribui a mudança inicial para melhorias na iluminação pública, iluminação interna e um aumento em casas de café (algumas já eram 24 horas). Como a noite se tornou um lugar para a atividade legítima e como que a atividade aumentou, a duração do tempo em que as pessoas poderiam dedicar ao descanso diminuiu.

Evening's Empire - livro de Craig Koslofsky

Em seu novo livro, “Evening’s Empire”, (Império da Noite – em tradução livre), o historiador Craig Koslofsky apresenta um relato de como isso aconteceu. “As associações com a noite antes do século 17 não foram boas”, diz ele. A noite era um lugar habitado por pessoas de má reputação: criminosos, prostitutas e bêbados.

“Mesmo os ricos, que podiam pagar luz de velas, tinha coisas melhores para gastar o seu dinheiro. Não houve valor ou prestígio social associado a aproveitar a noite toda.”

Isso mudou na esteira da Reforma e da Contra-Reforma. Protestantes e católicos se acostumaram com os serviços secretos à noite, durante os períodos de perseguição. Se antes a noite pertencia a réprobos (banidos da sociedade), as pessoas agora respeitáveis se acostumaram a explorar as horas de escuridão.

Uma cidade pequena como Leipzig, na Alemanha central, podia empregar em torno de 100 homens para acender 700 lâmpadas

Esta tendência migrou para a esfera social também, mas só para aqueles que podiam dar ao luxo de viver à luz de velas. Com o advento da iluminação pública, no entanto, socializar à noite começou a alcançar outras classes sociais.
Em 1667, Paris se tornou a primeira cidade no mundo para iluminar as ruas, usando velas de cera em lâmpadas de vidro. Foi seguido pelo Lille, também na França, no mesmo ano e dois anos depois foi a vez de Amsterdã, na Holanda, onde um tipo de lâmpada muito mais eficiente (à base de petróleo) foi desenvolvida.

Londres não se juntarem a eles até 1684, mas até o final do século, mais de 50 das principais cidades da Europa e já eram iluminadas à noite. A noite tornou-se moda e passar horas deitado na cama foi considerado um desperdício de tempo.

“As pessoas foram se tornando cada vez mais conscientes e sensíveis para utilizar o tempo de forma mais eficiente, certamente, antes do século 19…Mas a revolução industrial intensificou essa atitude aos trancos e barrancos.”

Roger Ekirch

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Fortes evidências dessa mudança na atitude estão contidas em uma revista médica a partir de 1829, que citava pais que forçavam seus filhos a ter um padrão de sono sem intervalos.

“Se nenhuma doença ou acidente ali intervier, eles não vão precisar de repouso mais do que o obtido em seu primeiro sono, o que terá causado o costume de terminar por si só na hora de levantar.”

“E então, se se voltam contra seus ouvidos, para tirar um cochilo em segundo lugar, eles serão ensinados a olhar para ela como uma não intemperança em tudo redundando para o seu crédito.”

Hoje, a maioria das pessoas parecem ter se adaptado muito bem ao sono de oito horas, mas Ekirch acredita que muitos dos problemas para dormir podem ter raízes na preferência natural do corpo humano para dormir de maneira segmentada, bem como a onipresença da luz artificial.

Ele sugere ainda que esta poderia ser a raiz de uma condição chamada de insônia de manutenção do sono, onde as pessoas acordam durante a noite e ter dificuldade de voltar a dormir. A primeira condição aparece na literatura, no final do século 19, ao mesmo tempo em que os costumes de sono segmentado desaparecem.

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“Acordar durante a noite faz parte da fisiologia humana normal.”

Gregg Jacobs, psicólogo do sono

A ideia que temos de dormir em um bloco consolidado pode ser prejudicial, diz Gregg Jacobs, psicólogo do sono. Se ele deixa as pessoas que acordam durante a noite ansiosa, como essa ansiedade pode atrapalhar o sono, é provável que se infiltrar na vida de vigília também atrapalharia.

Russell Foster, professor de circadiano (relógio do corpo) e neurociência na Universidade de Oxford, questiona as ações deste ponto de vista. A maioria dos médicos ainda não conseguem reconhecer que um sono de oito horas diretas podem ser antinatural.

“Muitas pessoas acordam durante a noite em pânico e eu digo a eles que o que eles estão enfrentando é um retrocesso para o padrão de sono bi-modal.”

“Mais de 30% dos problemas médicos que os médicos se deparam com haste direta ou indiretamente de sono. Mas o sono tem sido ignorado na formação médica e há muito poucos centros onde o sono é estudado.”

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Gregg Jacobs sugere que o período de vigília (intervalos), quando as pessoas foram forçadas a períodos de descanso e relaxamento, poderia ter desempenhado um papel importante na capacidade humana para regular o estresse naturalmente. Em muitos relatos históricos, Ekirch também descobriu que as pessoas usavam o tempo para meditar sobre seus sonhos.

“Hoje gastamos menos tempo fazendo essas coisas,” diz o Dr. Jacobs. “Não é uma coincidência que, na vida moderna, o número de pessoas que se reportam a ansiedade, stress, depressão, alcoolismo e abuso de drogas aumentou.”

Então, da próxima vez que você acorda no meio da noite, pense em seus antepassados pré-industriais e relaxe. Ficar acordado pode ser bom para você.

“Ele sabia disso, mesmo no horror com os quais ele começou a partir de seu primeiro sono, e jogou-se a janela para dissipá-lo pela presença de algum objeto, além da sala, que não tinha sido, por assim dizer, o testemunho de seu sonho.”

Charles Dickens, Barnaby Rudge (1840)

“Don Quixote segundo sua natureza, se sentia satisfeito com o seu primeiro sono, não dormindo mais. Quanto Sancho, ele nunca quis um segundo, para o primeiro era único, durando de noite até de manhã.”

Miguel Cervantes, Don Quixote (1615)

Estágios do Sono

Estágios do sono

A cada 60 ou 100 minutos, uma pessoa atravessa ciclos de quatro estágios de sono cada:

  • Fase 1: estado sonolento, descontraído entre estar acordado e dormindo – a respiração diminui, os músculos relaxam, a frequência cardíaca cai;
  • Fase 2: é o sono um pouco mais profunda. Você pode sentir-se acordado, e isto significa que, em muitas noites, você pode estar dormindo e não sabe;
  • Fase 3 e Fase 4 (sono profundo): é muito difícil acordar de um sono profundo, porque isso é quando não há a menor quantidade de atividade em seu corpo.

Depois do “Sono Profundo”, voltamos à segunda fase por alguns minutos, e em seguida, entramos no sono ideal que é quando sonhamos. Em um ciclo de sono completo, uma pessoa passa por todos os estágios do sono e depois volta para os estágios três e dois, até poder entrar na fase de sono com sonhos.

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