Mensagens Subliminares | 15 logos e seus significados

A Revista Super Interessante publicou uma lista com 13 logos (adicionei dois casos bem interessantes) com mensagens subliminares. São significados “ocultos” à primeira vista, mas que podem apresentar características da empresa e, quase sempre, uma mensagem que queira passar ao público.

Qualquer profissional de publicidade dirá que criar logos dá trabalho, visto que precisa levar em conta essas e outras coisas, inclusive o gosto do público. Graças a essa complexidade, muito desastre gráfico acaba acontecendo. Mas o desafio também faz surgir trabalhos únicos. Confira abaixo a lista criada pela revista:

1. FedEx

Percebeu que existe uma seta escondida entre a letra “E” e “X”? Ela simboliza a rapidez dos serviços de entrega da empresa. O famoso do logo da FedEx Express foi desenhado por Lindon Leader, em 1994. O designer precisou fazer mais de 200 criações diferentes para chegar a este resultado final. Tanto esforço valeu a pena: o logo ganhou mais de 40 prêmios de design.

FedEx | Federal Express

2. Sony VAIO

De cara, parece apenas um logo que utiliza uma tipografia moderna. Na verdade, existe um significado por trás da marca: a primeira sílaba (“va”) representa um sinal analógico e a segunda (“io”), os números um e zero, em referência ao sistema binário. Foi uma maneira bem bacana de representar uma linha de notebooks voltada para a integração de áudio e vídeo.

Sony VAIO

3. Toblerone

A cidade de Berna, na Suíça, conhecida por suas altas montanhas, é chamada também de “A Cidade dos Ursos”. A companhia de chocolate resolveu então homenagear Berna usando esses elementos no logo da empresa. Se repararmos, é possível encontrar a silhueta de um urso na ilustração da montanha.

Toblerone

4. Eight

Criado pela agência londrina Stylo Design, esse logo foi criado a partir do número 8 (nome da empresa). Veja que todas as letras que formam o nome da marca surgem a partir da omissão de certas partes do número.

Eight

5. Northwest Airlines

Nesse logo, podemos notar dois significados “ocultos”: um deles está dentro do círculo, onde as letras “N” e “W” são quase a mesma coisa. A outra ideia é bem mais subliminar: a ponta isolada do “W” forma um triângulo que aponta para o noroeste (“northwest”, em inglês), passando a alusão de que o círculo seria uma bússola.

Northwest Airlines

6. ED – “Elettrodomestici Home Appliances”

Esta é uma das criações mais legais da lista e, ao mesmo tempo, ser uma das mais simples. Nesse logo, o designer conseguiu apresentar as letras “E” e “D” (iniciais da marca) ao mesmo tempo em que forma um plug.

ED – “Elettrodomestici Home Appliances”

7. Snooty Peacock

O logo da loja de joias Snooty Peacock (Pavão Esnobe, em uma tradução livre), conseguiu introduzir os dois conceitos da marca em uma única imagem: o pavão (ave exuberante) e a mulher com um colar no pescoço.

Snooty Peacock

8. Amazon

A seta amarela do logo da Amazon não é apenas um sorriso. Ela também sugere que você pode comprar qualquer coisa no site de vendas da empresa: “Tudo, de A à Z”.

Amazon

9. Carrefour

O logo do Carrefour é um dos mais famosos! Qualquer um já deve ter reparado na letra C que se forma no espaço em branco, mas nem todos sabem da origem deste design. Em francês, “Carrefour” significa “cruzamento”. A ideia do logo foi justamente simbolizar essa palavra por meio de duas setas opostas.

Carrefour

10. Unilever

O logo da Unilever representa uma das principais características da empresa: sua diversidade de produtos! Por isso, a letra “U” preenchida com símbolos que representam todos esses produtos e o que eles representam aos consumidores.

Unilever

11. Hope for African Children Initiative

O logo da “Hope for African Children Initiative”, uma organização de apoio às crianças do continente é muito criativo, pois representa o mapa da África e a criança “pedindo ajuda” ao adulto. Isso mesmo! Você não reparou na silhueta quem compõe o mapa? São duas pessoas se olhando.

Hope for African Children Initiative

12. Spartan Golf Club

Esse incrível logo mostra um jogador de golfe durante uma tacada (o movimento) e a cabeça de um guerreiro espartano. Tudo ao mesmo tempo! Depende só da forma com que você olha.

Spartan Golf Club

13. Fórmula 1

O truque deste logo é simples, mas bem feito: o número 1 oculto entre a letra F e as linhas indicando velocidade. De longe, até parece outro símbolo do esporte: a bandeira, sempre presente nas pistas e arquibancadas.

Fórmula 1

14. Goodwill

Goodwill é uma organização sem fins lucrativos que ajuda pessoas carentes na América do Norte. A letra G do logotipo é um rosto sorridente, transmitindo a noção de que o Goodwill fornece felicidade e alívio para aqueles que necessitam.

Goodwill

15. SUN Microsystems

O logo da SUN Microsystems foi criado pelo professor Vaughan Pratt, da Universidade de Stanford. As letras “U” e “N” foram habilmente organizadas, formando a letra “S”, quando visto na direção perpendicular.

SUN Microsystems

Quais foram os seus logos favoritos? Comente e compartilhe essa curiosidade com seus amigos! Conhece algum que ficou de fora? Conte pra gente!

1 Comentário

  1. jair aparecido guion Responder

    muito interessante nunca tinha reparado esses detalhes..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *