Logística Empresarial

Logística é um termo origem francesa, que vem do termo “loger”, derivado por Jomini para “logistique”, na época de Napoleão Bonaparte. O termo “loger” quer dizer organizar. A Logística tem origem militar, pois os exércitos precisavam de alimentos, suprimentos e munições para as batalhas e com isso desenvolveram capacidades logísticas para armazenar e distribuir os suprimentos para vencer batalhas.

Logística Empresarial

A Logística é ao mesmo tempo uma das atividades econômicas mais antigas e um dos conceitos mais modernos, além de ser extremamente mutante, variando em função de tecnologias, ferramentas, exigências competitivas e de mercado. No campo empresarial, a logística é a área que busca prever demandas e necessidades para prover soluções para adquirir, manter e transportar materiais. A Logística Empresarial visa prover diferenciais para as empresas, diminuindo estoques, perdas com transporte e entregas dentro da cadeia produtiva.

Definição de Logística

A American Marketing Association define a Logística como a movimentação e a manipulação de bens, do ponto de distribuição ao ponto de consumo. A Logística Empresarial é portanto o processo de planejar, implementar e controlar a eficiência, o custo efetivo do fluxo e de estocagem de matérias primas, de mercadorias em processo, de produtos finais e informações correlatas, do ponto de origem ao ponto de consumo, com o propósito de atender às necessidades dos consumidores.

Logística Empresarial

A missão da logística empresarial é colocar o produto (ou serviço) certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas pelo consumidor, ao menor custo possível para a empresa. Simplificando: atender ao nível de serviço estabelecido, ao menor custo possível. Isso é logística!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *