Interior de São Paulo se prepara para receber estrangeiros durante a Copa

O estado de São Paulo hospedará 15 das 32 seleções que disputarão a Copa do Mundo. No interior paulista, os setores público e privado estão investindo na capacitação de seus funcionários.

A mesa do café da manhã, que já é farta, ficou ainda mais completa. Ganhou uma panela de gohan, o tradicional arroz japonês e litros de missoshiro, um caldinho à base de soja. A mudança no cardápio é para agradar os hóspedes que vão ficar no hotel durante a Copa do Mundo. “A gente experimentou e deu tudo certo”, conta a atendente Flúvia Carolina da Silva.

O hotel fica em Itu, no interior de São Paulo. A cidade vai receber as  seleções da Rússia e do Japão. As informações já foram traduzidas, os aparelhos de TV dos quartos já estão com canais japoneses e, no bar, petiscos e bebidas tipicamente orientais.

“Durante 15 dias, nós estamos com o hotel fechado para o público japonês. São 126 apartamentos”, explica a gerente do hotel Larissa Magri.

Pelo menos 10 mil pessoas vão se hospedar na região de Itu durante a Copa, a maioria do Japão e da Rússia. E, para atender a todos sem pisar na bola com o idioma, os hotéis estão contratando. A atendente Fabíola Fernandes, que fala fluentemente japonês, já garantiu a vaga dela. “Eu vou ser ajudada pelo serviço e vou poder ajudar na comunicação, para eles poderem se sentir melhor também”, conta Fabíola.

O Centro Municipal de Línguas preparou um curso exclusivo para a Copa. E a iniciativa se espalhou pelo estado: em Sorocaba, onde vai ficar a Argélia, e em Porto Feliz, que vai receber a seleção de Honduras, centenas de funcionários públicos já estão aprendendo inglês e espanhol.

Já em Santos, o Sindicato de Hotéis e Restaurantes lançou um curso para formação de garçons, profissão que está em falta na cidade. Santos vai receber as seleções do México e da Costa Rica e espera a chegada de 30 mil visitantes.

Fonte: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *