Intel anuncia capacitação gratuita para o ensino de ciências

A Intel Brasil lançou durante o Encontro Nacional de Feiras e Mostras Científicas e Tecnológicas uma plataforma gratuita de capacitação para professores e estudantes da Educação Básica. A iniciativa faz parte de uma parceria com a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada ontem (27/11) e promovida pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo(USP).

A plataforma apresentada pela Intel é a Aprendizagem Interativa em Ciências e Engenharia (Apice) criada para apoiar o ensino de ciências e estimular o desenvolvimento de projetos científicos em escolas brasileiras. A iniciativa inclui a oferta de dois cursos online: Metodologia de Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica e Organização e Realização de Feiras de Ciências e Engenharia.

Entre os objetivos da tecnologia, está a qualificação das feiras de ciências que já acontecem no Brasil, que cresceram desde o primeiro edital publicado pelos Ministérios da Educação (MEC), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), CNPq e CAPES em 2010; e a capacitação de professores para orientar projetos de iniciação científica no Ensino Fundamental e Médio.

Uma versão beta da plataforma Apice foi liberada em julho de 2013. Professores e estudantes inscritos nos dois cursos enviaram comentários sobre a plataforma à equipe de desenvolvedores, que aplicou melhorias na versão lançada agora. Na versão beta, 573 interessados de várias cidades do Brasil se inscreveram nos cursos, com destaque para São Paulo e Recife.

Cursos

Os cursos apresentam linguagem dinâmica, com fotos, vídeos, e atividades interativas. Os vídeos foram gravados em feiras e mostras de ciências, com alunos e professores que trabalham com projetos científicos, e apresentam situações reais com as quais professores e estudantes deparam-se no desenvolvimento de projetos científicos para eventos dessa natureza.

Ambos podem ser realizados em computadores com placa de som e vídeo, e acesso à banda larga. Para os interessados que não contam com esse tipo de equipamento, há a opção de fazer aula offline, por meio de DVD com o curso completo, enviado gratuitamente. Nos dois casos, os participantes devem fazer avaliação online ao final do curso.

Fonte: Computerword

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *