INSPIRAÇÕES PARA DECORAÇÕES DE INTERIORES (EXEMPLOS)

Uma boa decoração de ambientes demanda pesquisa, criatividade e, muitas vezes, a contratação de um decorador de ambientes. Entretanto, para quem deseja fazer a decoração de interiores de um espaço de forma independente, apresentaremos a seguir alguns conceitos que seguem importantes tendências na decoração contemporânea, para ajudar na inspiração.

 

Sala de jantar

Se você gosta de receber bem e entreter seus convidados, a sala de jantar é um ótimo espaço para isso. Em geral, os anfitriões resumem esse cômodo a um evento em que será oferecida a refeição. Entretanto, isso pode ser modificado por meio do uso de uma peça, em posição central, que apresenta grande personalidade.

Ao redor desse item, todos os outros detalhes da sala serão harmonizados (cores, texturas e materiais). Desde garrafas que estejam sem uso, que podem ser agrupadas e reorganizadas, compondo vasos de flores, jarras, ou simplesmente objetos de decoração; a toalha para a mesa central pode ser também texturizada ou com estampas à escolha do usuário, o que acrescenta arrojo ao conjunto, chamando atenção dos convidados.

 

Parede

Nesse caso, a tendência atual de sucesso é que cada ambiente tenha uma “parede de destaque”, que proporciona um excelente resultado, muito impactante, para qualquer tipo de situação. Esse efeito consiste em pintar uma parede em cor diferente das demais, para, justamente, acentuar a diferença, em comparação às demais.

Em ambientes com espelhos, por exemplo, a parede escolhida pode ser a oposta ao objeto que, por meio do reflexo, reduplicará a nova cor. Prateleiras também poderão ser acentuadas, sendo os únicos itens de cor destacada, no contexto da decoração. De modo geral, seja como contraste radical, seja com sutileza, o destaque garante uma atmosfera nova ao espaço interno, seja de casa ou escritório.

 

Decoupage

Este é uma técnica de decoração que faz uso de papéis e verniz, para dar aderência às colagens, com resultado muito durável. Com isso, o visual do ambiente fica totalmente transformado, de modo barato e rápido, com o visual que o usuário desejar: imagens de revistas, postais, enfim, basta seguir a imaginação. Pode ser aplicado em superfícies de móveis, como cadeiras, mesas e outros.

 

Reaproveitamento

Nesse caso, a dica é a reutilização de itens que já estão no ambiente, ou até mesmo algo adquirido em brechós ou ferro-velho. Tudo pode ganhar uma nova utilidade, adequando-se à decoração de modo único, agregando estilo. Em feiras e mercados populares, por exemplo, pode-se aproveitar caixas de madeira – que carregam frutas.

Esse tipo de embalagem pode ganhar novas utilidades; basta o usuário usar sua inspiração e paciência em um recompensador trabalho manual, como, por exemplo, no caso de portas antigas, ou sem uso, de madeira, que podem facilmente ser convertidas em mesas, ou escrivaninhas.

Em resumo: as possibilidades serão sempre infinitas e a decoração de interiores ficará com um toque exclusivo, afinal, os itens serão todos customizados pelo usuário. Gostou de nossas sugestões? Certamente, ao seguir uma – ou mais – dessas tendências, os ambientes ficarão muito especiais, atraindo a atenção de todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *