Infraestrutura Lan e Wan

A LAN (Local Area Network) é o nome dado a uma rede de caráter local, ou seja, que cobre uma área geográfica reduzida, como um escritório ou empresa. Já a WAN (Wide Area Network) abrange uma área muito maior do que a LAN e normalmente são de carácter público e gerenciadas por um operador de telecomunicações. Algumas empresas são especializadas em realizar serviços relacionados à infraestrutura de rede LAN e WAN. Confira abaixo alguns deles:

Soluções para rede Lan contemplando o projeto físico e lógico

Algumas dessas empresas prezam pelo projeto físico e lógico de uma infraestrutura Lan, ou seja, elas procuram realizar um projeto forte o bastante em todos os seus pontos, com um lógico potente e um físico forte o bastante para comportar a parte lógica dessa infraestrutura Lan.

Implantação da infraestrutura Lan

Após a construção do projeto físico e lógico de uma infraestrutura Lan, o próximo passo é a instalação da mesma. É um serviço que pode demorar um pouco, devido à sua complexidade. Mas, no final, o resultado é satisfatório, com todas as máquinas devidamente configuradas e todas as demais partes físicas e lógicas devidamente instaladas.

Implantação de mecanismos de redundância e aceleração de comutação da rede Lan via “content switching”

Os mecanismos de redundância são uma excelente ferramenta em casos de problemas em sua infraestrutura de rede Lan. Servem para aqueles momentos em que você precisa acessar o servidor, mas este está indisponível (seja por falha do servidor, seja por problemas na rede). Quando isso acontece, os mecanismos de redundância oferecem ao usuário a opção de comutação do servidor para um servidor secundário. Ao ser detectado pela infraestrutura de rede o bom funcionamento do servidor principal, todas as informações salvas no servidor secundário são transferidas automaticamente para o primário. Algumas especializadas oferecem a possibilidade de acelerar o processo de comutação da rede Lan por meio da tecnologia “content switching”, que nada mais é do que uma otimização da procura pelo servidor secundário.

Implantação de ajuste fino da rede Lan

O ajuste fino da infraestrutura Lan é necessário para garantir uma melhor qualidade de banda, em especial para empresas que estão em constante contato com seus clientes, por exemplo. Fazendo-se isso, garante-se uma melhor fluidez na conexão da Lan para as aplicações atuais. Também há um corte em aplicações indesejadas e/ou descartáveis, outro processo que ajuda – e muito – na fluidez da infraestrutura Lan.

Wan

Basicamente, os mesmos serviços oferecidos para a infraestrutura Lan são oferecidos para a infraestrutura Wan. A diferença básica é que, para Wan, as empresas especializadas oferecem a implantação da topologia lógica, ou seja, a parte que “comanda” a infraestrutura Wan, em conformidade com as tecnologias em uso atualmente. Além disso, garantem a implantação de mecanismos de segurança para garantir a qualidade do serviço. Também cuidam da parte de gerenciamento de todo o projeto da infraestrutura de rede, visando a uniformidade da infraestrutura Lan e Wan, respectivamente. Após saber dessas informações, se faz necessário encontrar a melhor empresa para esse serviço, ou a que se encaixe melhor em suas perspectivas. Ao fazer cotação de preços, não deixe de pesquisar na Mtel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *