Infraestrutura física e cabeamento estruturado

A cada dia que passa se torna mais necessária a manutenção de redes e a criação de uma infraestrutura que possibilite a transmissão de dados em um tempo curto e eficiente. Existem dois pontos que devem ser pensados nessa questão: o primeiro envolve a infraestrutura física de uma empresa e o segundo o cabeamento estruturado.

Antes de mais nada, você deve procurar empresas que ofereçam o serviço com garantia. Existe uma série de regras que é regulada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que precisam ser seguidas em todas as hipóteses. Isso garante mais segurança e qualidade ao serviço prestado.

Infraestrutura física

Quando você vai realizar a instalação de uma rede ou de cabos de rede, é preciso verificar a infraestrutura do local. Se o lugar é antigo, talvez seja necessário fazer a troca dos cabos “convencionais” pelos de fibra ótica, que levam dados de uma maneira muito mais rápida.

Além disso, é preciso que a empresa converse com o instalador para ver o que é preciso adquirir para que a instalação seja feita corretamente. Se você é de alguma empresa buscando informações sobre esse tipo de serviço, tenha uma conversa franca com a pessoa que você está contratando: o bom profissional em momento algum vai querer te enganar, explicando direito o que vai ser feito e quais os materiais que são necessários. Além disso, o bom profissional também vai falar quais mudanças deverão ser feitas na infraestrutura, caso seja preciso.

Se você é um profissional dessa área, então, fica a dica: explique tudo o que será ou precisa ser feito na instalação de um cabeamento. Por ser algo mais “complicado”, é sempre bom deixar tudo claro para o cliente.

Voltando ao tema desse tópico, é preciso que exista uma infraestrutura física para que o serviço aconteça. Normalmente, a infraestrutura se baseia na existência de eletrodutos, calhas, canaletas, leito aéreo e piso elevado, entre outros, que possibilita a passagem dos cabos e a realização das ligações.

Tudo isso depende do tipo de serviço que é procurado, como Ethernet, Fast Ethernet, Gigabit Ethernet, 10/40 e 100 Gigabit Ethernet, FDDI, ATM.

Cabeamento estruturado

Você sabe o que é cabeamento estruturado? Trata-se de uma disciplina que estuda a disposição e organização padrão de conectores e meios de transmissão em redes de informática e telefonia. Serve para tornar a infraestrutura dos cabos mais eficiente e autônoma, facilitando a ligação para uma rede de servidores, estações, impressoras, telefones, witches, hubs ou roteadores.

Normalmente, um sistema de cabeamento estruturado usa um conector RJ45 e um cabo UTP como mídia-padrão para realizar a transmissão de dados. Para que isso aconteça, é necessário também o uso de energia elétrica para alimentar o equipamento, independentemente do uso a que será destinado.

O cabeamento estruturado também usa as regras da ABNT para tornar mais prática a realização desse tipo de serviço. É interessante para não embaralhar fios e cabos, tornando mais limpo (e seguro) o ambiente de trabalho.

Com a infraestrutura física correta, esse tipo de serviço auxilia na produtividade e também na praticidade para a sua empresa. Você nunca mais vai precisar se preocupar com cabos e o funcionamento de uma rede interna, tornando muito mais eficiente a organização da sua empresa na parte de comunicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *