O que é hipertensão?

Estatísticas indicam que até 2015 o mundo terá 1,5 bilhão de hipertensos. A estimativa, divulgada recentemente, serve como um sinal de alerta. Controlar o peso e cuidar melhor da alimentação são ótimas dicas para fugir da doença. Saiba mais sobre o assunto:

O que é hipertensão?
Hipertensão é o aumento da pressão do sangue dentro dos casos sanguíneos, afetando vários órgãos do corpo e as veias, que endurecem e se estreitam, podendo até romper-se com o passar dos anos.

Quais são os principais sintomas da hipertensão?
Grande parte das pessoas não apresentam sintomas de pressão alta. Se uma pessoa com hipertensão passar um longo período sem tratamento, podem aparecer sintomas como dor de cabeça, náuseas, fadiga, falta de ar, vômitos e visão borrada, normalmente causados por dano no cérebro, olhos e rins.

O que causa a hipertensão?
A pressão alta pode ser uma herança genética. Porém, hábitos de vida inadequados, obesidade, grande consumo de sal e de bebidas alcoólicas, fumo e sedentarismo podem contribuir para o aparecimento do problema.

Como evitar a hipertensão?
O tratamento da pressão alta dura a vida toda e é feito com medicamentos genéricos que ajudam a controlar a pressão, além da inclusão de hábitos de vida saudáveis na rotina. Diminuir a quantidade de sal e de bebidas alcoólicas, parar de fumar e praticar exercícios físicos ajudam a controlar o peso, reduzir as taxas de gordura e açúcar no sangue, além de eliminar a tensão emocional e elevar a auto-estima.