Forno a Lenha para Pizza

O forno a lenha é hoje um item em extinção. Com a mudança de mentalidade da sociedade para a preservação da natureza, derrubar árvores para fazer lenha será um comportamento cada vez mais combatido na sociedade.

Hoje, já existem alternativas de fornos que funcionam a gás GLP (o gás de cozinha) e que esquentam de forma idêntica ao calor gerado pela lenha. No Brasil, diversos fabricantes produzem fornos a lenha que funcionam na verdade a gás.

O tradicional formato de iglú é a principal característica deste tipo de forno, que é feito a partir de círculos de tijolos que conformam meia esfera, garantindo que o calor circule por igual dentro do forno.

Forno a Lenha para Pizzaria

Os melhores fornos para pizzarias e padarias da atualidade são feitos em camada dupla, com uma camada de tijolos por dentro, uma camada de isolante térmico, em geral papel alumínio de alta resistência e depois outra camada de tijolos, o que garante uma maior retenção do calor, assando pizzas e outros alimentos com maior rapidez e economizando energia, seja lenha ou gás.

Um forno a lenha pode ser comprado pronto, de fábricas especializadas, ou construído no local. Existem no mercado fornos a lenha transportáveis, construídos sobre uma base de metal com mais de 1,5 cm de espessura, e que podem ser transportados com ajuda de um guindaste até o local de instalação. Abaixo do forno, é instalada a estrutura que receberá o gás, de botijão ou encanado, e então é encaixada a chaminé, que escoará o excesso de calor.

Forno a Lenha para Padaria

Fornos desmontáveis também são alternativas disponíveis, em peças de alvenaria que são encaixadas e seladas com cimento, facilitando a montagem e garantindo o encaixo perfeito de toda a estrutura do forno, para que ele não desabe.

Forno a Lenha Residencial

Em residências é mais comum que se instale o forno a lenha para pizza, mas a manutenção dele, com a retirada das cinzas, é bastante trabalhosa e costuma irritar os proprietários. Outro problema comum são as rachaduras, devido à problemas na construção ou na instalação do forno.

Por isso, o uso do gás tem de tornado cada vez mais comum também em residências.

3 Comentários

  1. genebaldo pinto Responder

    qual o valor e o tamanho

  2. Ramon Responder

    Olá…

    Gostaria de saber se vocês são do Rio…e o valor do forno?

    No aguardo.

  3. Cesar Augusto Costa Responder

    Qual é o valor completo do forno e suas medidas(no mínimo 1,00 m de diâmetro), para uso residencial ?
    Inclua o frete para Florianópolis. Obrigado !
    Cesar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *