Fim do Mundo de acordo com o Calendário Maia

O fenômeno de 2012 se deu origem dos ciclos do Calendário Maia, que supostamente terminam no dia 21 de dezembro de 2012. Este fenômeno inclui mitos, lendas ou fatos que visam explicar o que pode vir a acontecer em 2012.

Fim do Mundo

Os Maias eram um povo que tinha obsessão pelo tempo. Com uma observação exaustiva dos astros, eles construíam calendários precisos e previam eventos que ditavam a vida de sua civilização. Um registro em especial, no entanto, começou a chamar a atenção nos últimos anos. Em um monumento no sítio arqueológico de Tortuguero, uma inscrição do século VII faz referência á uma data: 4 Ajaw 3 K’ank’in (21 de dezembro de 2012). A menção a um dia tão distante da origem do monumento foi muito além do interesse acadêmico. Com a chegada de 2012, ganhou força a ideia de que os maias, com todo seu conhecimento sobre o tempo, teriam previsto uma catástrofe global nesta data. Os especialistas na cultura, porém, asseguram que não já que várias outras placas descobertas na região revelam uma história sobre renovação de eras que nada tem a ver com um apocalipse.

Na história da humanidade várias datas já foram estabelecidas para determinar o final dos tempos e, provavelmente, outras datas para o fim do mundo também serão estipuladas, porém, poucos sabem que a maioria as teorias apocalípticas sobre 2012 são creditadas a Steven Alten, um escritor norte americano autor de diversos livros de ficção científica que reúnem profecias Maias, invasões alienígenas e conspirações em suas histórias.

É existente uma grande confusão sobre o assunto, já que várias páginas que falam sobre essas teorias apocalípticas trazem frases soltas de seu livro, como “Os 4 ciclos anteriores terminaram em destruição.”, “A profecia maia do juízo final refere-se ao último dia do 5º ciclo, ou seja, 21 de dezembro de 2012.” ,”Para os cientistas da NASA a data de 2012 será marcada por violentas tormentas solares e pelo degelo total do Polo Norte”, essa última, sendo desmentida pela própria NASA ao perceber o grande número de pessoas que haviam acreditado que o fim do mundo realmente estava para acontecer.

Outro fato que parece ter alimentando mais ainda esses boatos foi o lançamento de um filme de Hollywood chamado “2012”, que como parte da campanha de lançamento, a Columbia Pictures criou um site de uma suposta organização que selecionaria pessoas para a continuação da humanidade e que reúne evidências de que o mundo realmente acabará neste ano.

No fim das contas, por mais previsões apocalípticas que culturas distintas tenham envolvendo o ano de 2012, o fato de que o mundo acabará é inconclusivo. O famoso Planeta X (mais conhecido como Nibiru) já foi descartado pelos cientistas, assim como ventos solares, meteoros, aquecimento global e outros boatos que andam aparecendo pela internet.