Empréstimo Pessoal | Descubra como funciona

Empréstimo (ou Crédito Pessoal) é a modalidade de financiamento para pessoas por instituições de créditos como os Bancos. O credito possui duas diferenças básicas: consignado (geralmente para pensionistas e cargos públicos) e credito privado (feito diretamente com os bancos).

Empréstimo Pessoal

Este tipo de credito exige que o devedor esteja trabalhando, já que as parcelas na maioria dos casos são debitadas diretamente da conta salário. Em raras exceções o pagamento é feito por boleto em datas especificas e com um numero menor de parcelas. O credito pessoal possui algumas derivações que se adequam a cada tipo de devedor ou necessidade do mesmo. Entre os tipos de Empréstimos Pessoal mais comuns, temos:

Credito Consignado

O empréstimo é feito principalmente por funcionários públicos e pensionistas, durante o contrato o devedor escolhe o numero de parcelas com o mínimo de 12 parcelas. Por lei o devedor só pode comprometer 25% do seu salario e em alguns caso no máximo 30%.

Credito Pessoal

Para os que não são funcionários publicas, mas desejam fazer empréstimo também podem. É só procurar o banco autorizado, lembrando que neste caso é mais difícil e é exigido vários critérios para realização do mesmo. Não existe diferença de valores ou parcelas para esse tipo de empresto, apenas é feito para não funcionários públicos.

CrediAmigo Banco do Nordeste
O microcrédito do Banco do Nordeste é indicado para pequenos empreendedores, autônomos. Diferente do consignado e pessoal, existem alguns critérios específicos para o empreendedor fazer este empréstimo. Ter alguma atividade mesmo que autônomo, provar que o credito será usado para o crescimento do empreendimento e que tenha condições de manter o pagamento em dias. O “CrediAmigo” é feito em conjunto com mais 6 pessoas e começa com valores pequenos e poucas parcelas, no máximo 6 pagas em boleto.

Como Fazer um Empréstimo Pessoal

O interessado deve possuir nome limpo, em alguns casos é exigido apenas que não esteja devendo bancos, contas como energia e água são toleráveis. Além dos bancos existem empresas particulares parceiras que fazem o mesmo. Com o nome sem restrições procure agencia de sua preferencia, o recomendado é que seja no mesmo banco em que há conta salário, corrente ou poupança. Será exigido alguns documentos com os principais listados abaixo:

  • Identidade ou qualquer documento com Foto
  • Carteira de Trabalho
  • Passaporte
  • CPF
  • Comprovante de pensionistas ou contra cheque da empresa

É feito uma analise de credito e o valor do empréstimo é negociado.

Última Analise

Veja qual tipo de empréstimo se adequa a você e seu trabalho. Faça um ajuste de seus débitos com outras empresas faça uma avaliação se é possível pagar o credito sem prejudicar as outras contas. Agências e parceiros dão mais credibilidade a pessoas que já possuem conta no banco que pretende fazer o empréstimo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *