Drawback

drawback

Exportação brasileira

O Drawback é, na verdade, uma espécie de regime, mais especificamente um Regime Aduaneiro Especial, que tem por objetivo principal o incentivo às Exportações Brasileiras. Este é um dos fatores que mais influenciam na eficiência de nossa economia nacional. Deste modo, o regime torna-se um grande exemplo de qualidade em determinados fatores, sendo comparado e muitas vezes utilizado por outros países como base para novas espécies de regimes. Confia através da leitura deste artigo como os regimes Drawbacks funcionam e quais são os benefícios que os mesmos são capazes de trazer para uma empresa responsável por produtos que podem ser exportados em nome do país.

Como funciona o Drawback

O Regime Aduaneiro Especial pode atender a inúmeros setores, uma vez que o seu funcionamento se dá através de diversas modalidades e submodalidades de uso. Entre elas, podemos destacar as seguintes: Suspensão de Embarcação, Isenção Integrado, Suspensão Integrado, Suspensão de Fornecimento do Mercado Interno e Restituição. Deste modo, a produtividade recebe uma considerável melhora, uma vez que não se faz necessário o desembolso no pagamento dos impostos ou ainda de taxas que podem existir nos atos de compra, podendo haver ainda evitar complicações que impeçam os processos de compras feitas, tirando de cogitação também os créditos para exportações futuras. Estes créditos, geralmente, tendem a dar prejuízos aos comerciantes e por isso é necessário ficar atento.

Os benefícios do Drawback para a empresa

Os beneficiários têm acesso aos seguintes benefícios: abertura de novos empregos no mercado atual, organização de determinados processos, maior competitividade no mercado de trabalho tanto interno quanto externo, aumento da lucratividade para os beneficiários e, obviamente, existem também os beneficiamentos financeiros. Para que isso funcione corretamente, os principais processos são o planejamento, o estoque, a exportação, a compra e a produção. Os processos necessitam de grande controle, para que sejam prósperos que garantam o rendimento esperado. As tributações de impostos também podem ser vistas como benefícios, assim como em taxas sobre as matérias primas adquiridas, que serão usadas futuramente na produção de outros bens materiais que podem ser exportados ou utilizados de algum modo relacionado às vendas presentes na exportação.