Dia Nacional do Combate ao Fumo

Mesmo não estando entre os 10 países que mais possuem fumantes no mundo, o número de usuários de nicotina no Brasil vez crescendo perigosamente rápido, os 15% da população que era usuária de cigarros em 2010 logo aumento para cerca de 20% no ano de 2012, cerca de 30 milhões de pessoas, que em sua maioria são homens, que formam 55% da população fumante.

Cigarro Proibido

Instituído no ano de 1986 por meio da Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional do Combate ao Fumo é comemorado no dia 29 de Agosto e foi criado com o intuito de ajudar fumantes que gostariam de se livrar do vicio e também para prevenir que novos fumantes comecem a faze-lo por meio da conscientização dos danos à saúde que o cigarro pode provocar, danos como:

  • Doenças Respiratórias (Bronquite Cronica, Enfisema Pulmonar, Sinusite, Infecções)
  • Câncer (Pulmão, laringe, boca, esôfago, estomago, rim, colo do útero e bexiga)
  • Pressão Alta
  • Diabetes
  • Infarto do Miocárdio
  • Úlcera Digestiva
  • Derrame Cerebral
  • Redução na capacidade respiratória
  • Alergias/Irritações

Nas conscientizações, normalmente feitas por organizações como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), são distribuidos folhetos informativos nas cidades, além de haverem exposições sobre o assunto e exames gratuitos. Este ano também haverá mais uma ação,no dia 30 de Agosto ocorrera uma varredura da Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, onde 30 médicos e voluntários recolherão as bitucas de cigarro nas imediações para um ato simbólico contra o tabagismo.

Fumo

Tendo sido considerado um habito normal nos parâmetros da sociedade , o vicio em nicotina, hoje é visto como uma doença, que assim como várias outras, necessitam de tratamento e tempo para curar-se, pois, o vicio em cigarros não é apenas uma dependência física da nicotina, mas também é uma necessidade psicológica da pessoa que faz uso do tabaco.

Uma ótima oportunidade para visitar as exposições sobre o assunto e aprender mais sobre ele, o Dia Nacional do Combate ao Fumo será organizado em diversas cidades do país, cheque a programação da sua cidade para saber mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *