Dia do Escritor – Saiba Mais

Escritor

Comemorado no dia 25 de Julho desde o ano de 1960, o Dia do Escritor é uma data que comemora nacionalmente os escritores brasileiros, lembrando as pessoas de como são importantes as pessoas que têm o dom da escrita e da imaginação, pessoas quais não poderíamos viver sem, já que a leitura é uma das maiores fontes de conhecimento existentes.

Dia do Escritor
No dia 25 de julho de 1960, foi realizado o primeiro Festival do Escritor Brasileiro, promovido pela União Brasileira de Escritores, na época presidiada por João Peregrino Júnior e tendo Jorge Amado, como vice-presidente, pois havia-se muito para comemorar da literatura brasileira, um infinito de histórias, tempos, faces e lugares diferentes mas que sem encontram de algum meio. Ao ver-se a boa repercussão do evento, é decido criar, em âmbito nacional, o Dia do Escritor, um dia especial para todos aqueles que escrevem, profissionalmente ou não, e que se orgulham de serem chamados de escritores.

Frases de Escritores Famosos

“O escritor original não é aquele que não imita ninguém , mas sim aquele que ninguém pode imitar.”
(François René)

“A maior parte do tempo de um escritor é passado na leitura, para depois escrever; uma pessoa revira metade de uma biblioteca para fazer um só livro.”
(Samuel Johnson)

“O mais belo triunfo do escritor é fazer pensar os que podem pensar.”
(Eugène Delacroix)

“Um escritor é alguém congenitamente incapaz de dizer a verdade. Por isso, o que ele escreve chama-se ficção.” (William Faulkner)

“A verdade é que a pena, na mão de um excelente escritor, resulta por si só numa arma muito mais potente e terrível, e de efeito muito mais prolongado, do que jamais poderia ser qualquer outro cetro ou espada nas mãos de um príncipe.” (Vittorio Alfieri)

“Todo o escritor que é original é diferente. Mas nem todo o que é diferente é original. A originalidade vem de dentro para fora. A diferença é ao contrário. A diferença vê-se, a originalidade sente-se. Assim, uma é fácil e a outra é difícil.” (Vergílio António Ferreira)

“Escrever é gravar reações psíquicas. O escritor funciona qual antena – e disso vem o valor da literatura. Por meio dela, fixam-se aspectos da alma dum povo, ou pelo menos instantes da vida desse povo.” (Monteiro Lobato)

“Um escritor trabalha para sonhar com os outros, melhorar o destino e viver vidas que não se pode viver.”
(Ángeles Mastretta)

“Os grandes escritores nunca foram feitos para se submeter à lei dos gramáticos, mas para imporem a sua.”
(Paul Claudel)

“Só se pode julgar um escritor depois de terem morrido todos os críticos da sua época.” (Sofocleto)

“O escritor original, enquanto não está morto, é sempre escandaloso.”
(Simone de Beauvoir)

“Quando se diz que um escritor está na moda, isso quer dizer que ele é admirado por menores de trinta anos.”
(George Orwell)

“Um escritor chega à velhice quando suspeita que o artigo que está a escrever já tinha sido escrito por ele no passado.” (R. Gómez de la Serna)

“Se um escritor quisesse demonstrar que a liberdade não lhe é necessária, pareceria um peixe querendo convencer-nos de que a água não lhe é útil.”
(M. Bulgakov)

“O escritor está sempre trabalhando em um livro, mesmo quando não está escrevendo.” (Antonio Callado)

“Há quem creia ser um grande escritor porque todos o lêem; e há quem creia ser um grande escritor porque ninguém o lê.” (R. Gervaso)

“Quase sempre os escritores descrevem ações brilhantes com versos lamentáveis.” (Horácio)

“Instruir e divertir os povos deve ser o empenho dos escritores; os mais hábeis são os que instruem divertindo.” (Marquês de Maricá)

“Um escritor não lê os seus colegas: vigia-os.” (Maurice Chapelan)

“Não há assuntos chatos, apenas escritores chatos.”
(H. L. Mencken)

“Somos todos escritores, só que alguns escrevem e outros não.”
(José Saramago)

Veja mais frases no Portal Frases Para