Descubra Nova York!

Não importa como a conhecem: New York, Nova York ou Nova Yorque. Você ser precisa conhecer essa cidade! A “Big Apple”, como é carinhosamente chamada, não é só uma das cidades mais populosas mas também é o centro do planeta. O marco zero! A cidade de Nova York exerce uma enorme influencia sobre os mais diversos segmentos, sejam eles econômicos, científicos, arte, moda ou apenas de entretenimento e por isso é uma das cidades que mais recebem turistas diariamente. Na prática, é o melhor lugar do mundo para conhecer e qualquer pessoa pode encontrar algo que goste aqui.

Times SquareVocê gosta do que? Lugares badalados? O seu lugar é aqui: a Times Square é o ponto turístico mais visitado em todo o planeta, recebendo mais de 35 milhões de pessoas todo ano. É ali também que se encontra a Broadway, famosa pelos seus inúmeros teatros de superproduções musicais. Esse cruzamento forma o chamado “Circuito Broadway”, composto por 43 salas de espetáculo.

Estatua da LiberdadeAgora se você prefere conhecer cartões postais, a cidade de Nova York está repleta de opções. Uma delas é a famosa Estátua da Liberdade, monumento dado de presente pelos franceses em gesto de amizade e que comemora o centenário da independência americana. Está localizada na estrada do Porto de Nova York desde 28 de outubro de 1886 e recentemente esteve entre as finalistas do concurso que elegeu as novas 7 maravilhas do mundo moderno.

Empire State BuildingOutro cartão portal de Nova York é o Empire State Building, um magnifico arranha-céu de 102 andares construído no início da década de 1930 e considerado o prédio mais alto da cidade por mais de 40 anos até a construção do World Trade Center. Após o atentado as “Torres Gêmeas” em 2001, o Empire State Building recebeu novamente o título. Mesmo estando próximo de perder novamente o posto, o edifício nunca deixará de ser apreciado por todos que visitam a cidade devido a sua inconfundível arquitetura em “Art Decó”.

Central ParkOs hotéis de Nova York são um show a parte. A cidade conta com mais de 500 hotéis e a mais variada opção de quartos: desde os básicos situados no Bronx ou no Brooklyn até os mais glamurosos na ilha de Manhattan, com destaque para o renomado hotel Plaza, localizado na 5th Avenue (segunda via mais luxuosa do planeta), de frente ao Central Park, outro belíssimo cartão postal da cidade.

New York, New York” de Frank Sinatra não traz nenhuma dessas características descritas acima mas, ao mesmo tempo, nos faz querer conhecer todas. Experimente acordar na cidade que nunca dorme (literalmente) e conhecer seus dias frios e de céu azul no inverno, as folhas alaranjadas do outono, os concertos e apresentações de Flash Mob ao ar livre no verão ou apenas as ruas lotadas de flores da primavera. Aqui vive uma população apaixonada pelo lugar em que mora. Venha entender porque mais de 50 milhões de pessoas visitam Nova York todo ano.

História de Nova York

O lugar foi ocupado primeiramente por colonos Holandeses em 1624 que tinham a região como um posto de comércio estrategicamente bem localizado devido à geografia que favorecia um excelente porto natural, longe da ação do mar aberto, sendo também um dos pontos do novo continente mais próximos da Europa. Em 1626 a região foi batizada de Nova Amsterdã. Em 1664 a região teve seu nome alterado para Nova York, devido ao fato de que todo seu arredor já havia sido ocupada por colonos ingleses e o rei Carlos II concedeu essas terras ao seu irmão, o Duque de York. A cidade foi, por um curtíssimo período (1785 a 1790), a capital do país. No final desse período, Nova York já era a maior cidade dos Estados Unidos.

Hoje a cidade é mantém essa marca e é também uma das áreas urbanas mais populosas do mundo. Nova York abriga algumas das ruas, pontes, arranha-céus e parques mais conhecidos no mundo, além da capital financeira do planeta (Wall Street), a maior concentração de chineses do ocidente (Chinatown), a sede da ONU (Organização das Nações Unidas) e o único sistema de metrô no mundo que nunca fecha.
No campo da educação, a cidade também é referencia. Nova York conta com inúmeros colégios e universidades, dentre eles a Universidade de Colúmbia (a mais antiga da cidade, fundada em 1754), a Universidade de Nova York (de 1831) e a Universidade Rockefeller (1901). As três estão na lista das 100 melhores universidades do mundo.

Geografia de Nova York

Mapa de Nova YorkLocalizada no extremo sul do estado de mesmo nome e em um dos maiores portos naturais do mundo, criando o arquipélago na foz do Rio Hudson e que forma a cidade de Nova York, dividida por água em cinco regiões (ou distritos): Manhattan, Brooklyn, Queens, Staten Island e Bronx, sendo o último o único “borough” que está localizado no continente. O censo americano (2010) apontou que a cidade superou a marca dos 8 milhões de habitantes, distribuídos em uma área de terra de apenas 790 km², criando também a maior densidade populacional do país (10,5mil / km²).

Curiosidades

A história da cidade diz que um holandês comprou a ilha de Manhattan dos lenapes, antigos moradores da região, por US$ 1mil (de hoje) mas os moradores preferem acreditar na lenda de que a ilha foi comprada por US$ 24 no valor de contas de vidro.
Nova York é a cidade com a maior diversidade linguística do planeta com cerca de 800 idiomas diferentes além do local com mais resultados no Google: 4,6 bilhões em set.2011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *