Curiosidades de Londres, sede das olimpíadas de 2012

Rio Tâmisa cortando Londres

Você sabia que os romanos fundaram Londres quando invadiram a Inglaterra no século I e estabeleceram uma sede sobre o rio Tâmisa, chamando o local de Londinium? E que esse mesmo rio, o Tâmisa, já foi considerado poluído e sem vida? Depois de 150 anos na luta pela recuperação, hoje o Rio Tâmisa é limpo e conta com 121 espécies de peixes vivendo em suas águas.

Palácio de Westminster

O Palácio de Westminter é, desde 1512, a sede de duas casas do Parlamento: a Casa dos Comuns e a Casa dos Lordes. Em 1642, o Rei Charles I tentou prender, sem sucesso, cinco membros do Parlamento por traição. Desde então, é proibida a entrada de reis e rainhas da Inglaterra na Casa dos Comuns, localizada no Palácio.

Palácio de Westminster

Muita gente se confunde com o fato mas, tecnicamente, o Big Ben é um sino de 14 toneladas localizado em uma das torres do Palácio de Westminter e não o relógio que fica no mesmo local. O sino foi foi instalado em 1858 e toca de hora em hora.

A Torre de Londres

Durante muito tempo, a Torre de Londres foi usada como prisão para os traidores e inimigos do reino. Os Guardiões da torre são também chamados de “Beefeaters” (comedores de bife). Antigamente, eles ocupavam uma posição privilegiada quando formavam a Guarda Real, sendo permitido a eles comer quanta carne quisessem da mesa do rei.

Torre de Londres

Diz uma profecia que quando os seis últimos corvos abandonarem a Torre de Londres será o fim da cidade. Até hoje, no mínimo seis corvos vivem na Torre, tratados exclusivamente pelo Ravenmaster (Mestre dos Corvos), cuja única função é alimentar e proteger as aves.

The London Eye

London Eye

Da roda gigante de 135m de altura, inaugurada em 2000 é possível enxergar até 40 km de distância (em dias claros) de uma de suas 32 cabines, que levam 30 minutos para dar uma volta completa.

Catedral de Saint Paul

Você sabia que na Galeria dos Sussurros pode-se ouvir um cochicho do outro lado do gigantesco domo, por causa da sua acústica especial.

Catedral de Saint Paul em Londres

Palácio de Buckingham

A Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, mora no Palácio de Buckingham, certo? Mesmo assim, você sabia que a sua “humilde residência” é aberta à visitação nos meses de agosto e setembro, quando a rainha faz sua viagem anual para a Escócia.

Palácio de Buckingham em Londres

Você sabia também que os chapéus pretos usados pela Guarda da Rainha medem meio metro de altura, pesam 680 gramas e são feitos de pele de urso?

Tower Bridge

A Tower Bridge terminou de ser construída em 1894. Sua ponte levadiça era acionada por máquinas a vapor até 1976, quando o sistema foi substituído por energia elétrica.

Tower Bridge em Londres

City Hall

Moderníssimo prédio construído em 2002, o City Hall abriga a Prefeitura, a Câmara Municipal e a Assembleia de Londres. É um prédio ecologicamente correto que utiliza, entre outras coisas, painéis solares e ventilação natural.

City Hall em Londres

Literatura Londrina

Nos livros, Sherlock Holmes, o detetive mais famoso do mundo criado por Arthur Conan Doyle, morava em Londres, na Baker Street, 26. O endereço é real e lá existe um museu dedicado a ele. Você sabia que Londres é um paraíso para quem gosta de ler? Existem na cidade 395 bibliotecas públicas que, juntas, possuem milhões de livros, além de cerca de 900 livrarias (duas vezes mais que em Nova York).

Museu sobre Sherlock Holmes instalado no tradicional endereço da Baker Street em Londres

Pratos típicos

Umas das comidas típicas de Londres é o “fish and chips”, pedaços de peixes empanados e batatas fritas servidos em uma embalagem feita de jornal. Tomar chá preto com um pouquinho de leite também é um hábito comum entre os londrinos.

Tradicional "Fish and Chips" de Londres

Meios de Transporte em Londres

Um dos símbolos da cidade, os ônibus vermelhos de dois andares, são chamados de Routemaster. Atualmente eles estão sendo substituído por ônibus mais modernos, porém com as mesmas características. Você sabia que o metrô de Londres é o mais antigo e um dos maiores do mundo? Ele começou a ser construído em 1863 e possui 275 estações e 408 km de trilhos.

Modelo tradicional dos típicos ônibus de Londres

Atrações de Londres

No bairro de Notting Hill acontece o maior carnaval de rua da Europa, sempre no último fim de semana de agosto. Mais de 320 mil atrações musicais acontecem por ano em Londres, cerca de 620 por semana, sendo 17% delas gratuitas.

Carnaval de Londres - Um lugar chamado Notting Hill

Se você estiver interessado em visitar a capital da Inglaterra, acesse também o artigo sobre os principais pontos turísticos de Londres

1 Comentário

  1. Anonnymus Responder

    Brigadoooooooo! Muito bom e muito bonita essa cidade um dia se der irei dar um passeio por lá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *