Contabilidade Aplicada ao Setor Público é tema de Simpósio Nacional em João Pessoa

A cidade de João Pessoa sediará nos próximos dias 3 e 4 de abril o I Simpósio Nacional de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, voltado a professores, estudantes e profissionais ligados à área de gestão pública. O evento, que será realizado no auditório da Asplan, no centro da cidade, é promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade, coordenado pelo professor Ph.D Jorge Lopes e estão sendo disponibilizadas 250 vagas para as inscrições, que podem ser feitas através site www.crcpb.org.br ou pelos números 3044-1319 e 3044-1329, de segunda a sexta-feira.

Segundo o presidente do CRCPB, Glaydson Trajano, o objetivo do encontro é proporcionar aperfeiçoamento e novos conhecimentos convergentes às boas práticas contábeis estabelecidas pelos padrões internacionais de contabilidade, por meio de debates acerca da elaboração e implantação das normas nacionais e internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, capacitando profissionais do setor e gestores públicos. “Será uma oportunidade ímpar de fazermos profunda reflexão sobre a transparência da gestão pública no Brasil”, afirmou.

Palestra Magna

O Simpósio será aberto às 20h00 do dia 3 de abril, com uma palestra Magna do professor e Consultor do FMI para Missões Internacionais, Paulo Feijó, sobre o tema “Entendendo o Plano de Contas Aplicado no Setor Público”, seguida de sessão de autógrafos em livro de sua autoria sob o mesmo título. Na manhã da sexta-feira dia 4, o contador, auditor e perito contábil Elinaldo Barbosa discorrerá sobre “Contador e Gestor Público Responsável: Novas Perspectivas Frente às Mudanças”.

Em seguida, às 10h00, será a vez de o professor e Auditor Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de Pernambuco, Joaquim Osório Liberalquino palestrar sobre o tema: “A Contabilidade Aplicada ao Setor Público e as Novas Demandas Sociais”. À tarde, o Chefe Geral da CGU na Paraíba, Fábio Araújo falará sobre “Foco nos Resultados da Gestão”. Após o cofee break, o Auditor de Contas Públicas do TCE do Estado de Pernambuco, professor João Eudes Bezerra abordará o tema “Modelo de Sistema de Custos no Setor Público, sob as Perspectivas da LRF e da NBC T16.11”.

A última palestra do I Sinacap caberá ao presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia e Mestre em Contabilidade, professor Inaldo Paixão, sobre os 50 Anos da Lei 4320/1964. Uma sessão de autógrafos de seu livro intitulado “Auditoria Governamental em Breves Reflexões”.

Fonte: Paraiba