Como surgiu o “Keep Calm and Carry On”

Criado como um cartaz motivacional pelo Governo Britânico durante a II Guerra Mundial, a imagem “Keep Calm And Carry On” (br: Fique Calmo e Siga em Frente), junto com mais dois outros cartazes no mesmo estilo com os dizeres “Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution, Will Bring Us Victory” (br: Sua Coragem, Sua Alegria, Sua Resolução, irão nos trazer vitória) e “Freedon Is In Peril, Defend It With All Your Might” (br: A Liberdade está em risco, defenda-a com toda a sua força.), foram espalhados pelas cidades inglesas durante Setembro de 1939, com o intuito de acalmar a população após o exército britânico incorporar as tropas aliadas contra os alemães.

English Posters

Apesar de não saber-se sobre o criador oficial do cartaz que virou febre nas redes sociais, a imagem foi oficialmente encomendada pelo Governo Britânico e todos os três cartazes possuíam um design igual: com uma fonte elegante e única que tornava difícil o inimigo copiar e com apenas uma imagem da coroa do rei George VI acima do texto, mostrando que aquela era uma mensagem pessoal do rei para com seu povo.

Keep Calm and Carry On

Mesmo com a campanha sendo lançada e cartazes sendo pendurados em lugares públicos de alta circulação, como estações de treme cabines telefônicas, nem todas as cópias foram usadas, e em 2001, o casal Stuart e Mary Manley encontraram o cartaz de “Keep Calm and Carry On” em uma caixa de livros antigos que haviam comprado em um leilão. O casal achou o poster tão interessante que o pendurou em sua livraria, a Barter Books, que na verdade é uma antiga plataforma de trem estilizada, e com o sucesso da imagem, começaram a comercializa-la.

Com diversas releituras e versões diferentes, os posteres que outrora foram usados para acalmar um povo em meio à guerra, agora viraram um simbolo da cultura pop e virou febre em redes sociais e compartilhadores de imagens. Veja abaixo mais versões da imagem.

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