Como recarregar cartucho

A recarga de cartuchos é um procedimento muito utilizado hoje em dia, por conta das diversas vantagens que apresenta (com destaque para o ótimo custo x benefício e praticidade). Entretanto, é necessário cuidado, pois há muitos lugares que fazem recargas de baixa qualidade, podendo ocasionar vazamento de tinta no interior da própria impressora, comprometendo seu funcionamento perfeito.

A seguir apresentaremos algumas sugestões sobre como recarregar cartucho e qual o tipo de local é o mais seguro e adequado. Em primeiro lugar é importante estabelecer que é melhor optar por um cartucho remanufaturado a um recarregado. Isso porque, o primeiro consiste em:
• Abertura do cartucho e retirada de tampa, que será trocada;
• Retirada de esponja da tinta, que será trocada;
• Tela de proteção, canal de alimentação e câmaras de explosão do cartucho são totalmente lavados e higienizados, para não haver contaminação de tinta antiga;
• São realizados testes de vazão para maior segurança.

Com todo o cuidado em sua confecção o risco de queima e de vazão é quase zero, podendo inclusive ser remanufaturado outras vezes, poupando os recursos do meio-ambiente que não precisará ceder mais matéria-prima para novos cartuchos ser produzidos.

Desse modo, é importante buscar sempre lojas para recarga que sejam profundamente limpas, com máquinas específicas e laboratório, para que o resultado seja perfeito. Caso o cliente deseje, pode visitar as instalações de recarga, e a administração do estabelecimento não poderá se opor.

Existe ainda um órgão de controle: a FEBRECI – Federação de Empresas Brasileiras de Remanufatura de Cartuchos de Impressoras, que oferece um selo de qualidade para identificar os locais confiáveis. Estes podem ser consultados pelo consumidor, no site: http://www.abreci.org.br/.

Em geral um cartucho remanufaturado chega a imprimir 300 páginas, com uma redução de 30 % a 40 %, em relação ao preço de um original. Para empresas, sobretudo, é uma excelente opção, economizando em cada cartucho adquirido. É importante destacar, ainda, que muitos modelos não permitem recarga de cartuchos, tais como os das seguintes marcas:
• EPSON – nenhum cartucho da marca deve ser recarregado;
• Brother – os cartuchos da marca não podem ser recarregados;
• HP Plotter – não podem levar recarga;
• Canon – os modelos PG 140, 140 XL, 141 PGI 220 não podem ser recarregados, pelo alto índice de acidentes;
• Lexmark – poderão ser recarregados apenas os modelos 16, 26, G50 e G60.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *