Como ler um livro a cada dia do ano

Quer que 2013 seja realmente diferente? Leia um livro! Ler muda a mente das pessoas, à tornam mais inteligentes e críticas. Abaixo temos um artigo muito interessante publicado ontem no blog GizModo com dicas sobre como ler um livro diferente a cada dia do ano.

Kindle

De todas as terríveis resoluções de Ano Novo feitas nesta semana, ler mais é a que parece mais fácil, só que é muito difícil. Mas com algumas tecnologias de leitura disponíveis, talvez estejamos no melhor momento para mergulhar em livros como nunca antes. Jeff Ryan explica no site Slate como ele definiu um grande desafio ano passado: ler – e terminar – um livro novo a cada dia do ano. Mas ele não atingiu o objetivo escolhendo livros curtos. Em vez disso, ele escolheu um rumo um pouco mais geek:

Minha primeira decisão foi: nada de min-mazing. Em Dungeons and Dragons, “min-maxing” é focar em um atributo e excluir todos os outros. (Sheldon Cooper de The Big Bang Theory é um excelente exemplo de alguém que faz min-maxing de inteligência, roubando pontos de carisma e destreza)…

A ideia de ler um livro por dia veio de forma rápida. Eu leio vários livros de uma vez, e consigo passar dias avançando em cinco ou seis deles sem finalizar tecnicamente nenhum. Então chegam aqueles dias ocupados, quando a demanda do meu trabalho e das minhas tarefas de pai são tantas que não sobre um segundo para gastar em leitura…

Mas para todo período ocupado, eu tinha também semanas que estava bem avançado na minha agenda. Um dia tranquilo de trabalho, uma hora no jardim trabalhando enquanto ouço iPod, uma viagem solitária de avião – esses eram os meus momentos, e eu abracei eles.

O desafio fez Ryan abandonar algumas tecnologias para abraçar outras: ele parou de jogar videogame no ano, por exemplo (lia livros sobre eles no lugar), mas se tornou um viciado em audiobook. A ideia é fascinante, e a grande presença de e-readers, apps do Kindle e audiobooks em mp3 deveria – ao menos em teoria – servir para torná-la mais atingível do que nunca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *