Aumento do IPI para importação de carros já está vigorando

Já está valendo, desde a ultima sexta-feira (16), a medida do governo federal que aumentou em 30 pontos percentuais o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados. A medida só não vale para automóveis vindos da Argentina, Uruguai e México por se tratar de países que possuem acordo de importação com o Brasil.

Kia Soul

O aumento já havia sido divulgada no “Diário Oficial da União” há três meses, porém a mesma só começou a valer agora devido à uma ordem do Supremo Tribunal Federal que determinava o respeito do prazo de 90 dias para que essas alterações pudessem entrar em vigor. Para se ter uma ideia, o IPI de carros importados com motor 1.0 passará de 7% para 37% e dos que possuem um motor acima de 1.0 e que já pagavam um IPI de 11% (flex) e 13% (gasolina), passarão a pagar 41% e 43%, respectivamente.

O portal de notícias G1 realizou uma pesquisa com 37 marcas que realizam a importação de veículos para o Brasil e que serão atingidas pelo novo IPI. Segundo o portal, a maioria confirmou que pretende manter os preços sem o aumento do imposto até o final do ano, quando deverá haver reajustes, mas segundo a Receita Federal, o imposto é cobrado apenas na importação, ou seja, os automóveis que já estão no país entraram com o IPI antigo e não podem sofrer esse aumento.

Marcas que importam veículos do Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *