As principais proteções para indústrias e a importância de todas elas

Um dos principais motivos para acidentes de trabalho é a ausência de equipamentos de proteção individual, os EPIs, o que causa danos irrecuperáveis tanto às empresas quanto aos colaboradores. Com isso, é comum ver programas de capacitação e treinamento de funcionários para mudar esse cenário, cuja transformação depende, apenas, do primeiro passo: informação. Em seguida, empresários de diversas partes do mundo criam vínculos que mudam tanto a forma como os colaboradores enxergam esse processo quanto as estatísticas na redução do número de acidentes.

De indústrias, comércio, hospitais, delegacias e escolas, passando por construções públicas e privadas e pela utilização de produtos químicos e voláteis, a necessidade do uso dos equipamentos de proteção individual se torna essencial por proteger e resguardar a integridade física e mental de cada colaborador, o que indica preocupação com a excelência em cada ato da execução. Com isso, a necessidade de tais equipamentos se torna óbvia.

A exemplo disso, as indústrias se capacitam com o máximo de orientações e se munem de EPIs com afinco, indicando preocupação com cada um de seus colaboradores. Veja abaixo as principais proteções para indústrias utilizadas no mercado:

Capacete de segurança: talvez o item básico e mais utilizado, ele pode ser encontrado tanto em construções quanto na utilização de produtos de uso contínuo, protegendo a cabeça do individuo de acidentes tanto de queda quanto de contato com outras superfícies.

Protetor auditivo tipo plug: em ambiente com altura de som acima do suportável, é necessário para amenizar os efeitos no aparelho auditivo.

Botina de segurança: utilizada para proteger a vestimenta e também para impedir o contato humano com determinado tipo de produto, pode ser desde materiais relacionados a construção civil até laboratórios de alta periculosidade.

Máscara para poeira: item fundamental para evitar contato com componentes químicos e outros igualmente nocivos à saúde.

Luva de látex: protegem em primeiro grau a pele do contato com materiais perigosos ao toque, mantendo a possibilidade de toque sem necessidade de outros materiais para proteção.

Óculos de proteção: equipamento básico para proteger os olhos de contato direto com agentes químicos, luminosidade excessiva e poeira, além de superfícies exponencialmente perigosas.

Com a utilização de tais principais proteções para indústrias, fica evidente que os itens básicos devem ser usados como medida mínima para haver sucesso em cada empreitada. Necessidade para respeitar a vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *