Arquitetura e design de interiores: o complemento perfeito para o seu lar

Um bom arquiteto faz a diferença em uma obra; um bom designer de interiores também. É comum confundir ambas as profissões, mas há grandes diferenças entre ambas e, inclusive, o perfil do profissional costuma mudar bastante de acordo com a formação escolhida citada logo acima. Pois a arquitetura é mais do que algo semelhante à decoração; um decorador é mais do que um construtor de ambientes. E ambos têm importância essencial à construção e finalização de uma casa que almeje conforto, estilo e bom gosto.

Enquanto um arquiteto é responsável pela formação dos ambientes, desde a escolha onde cada cômodo será e o porquê de estar em tal disposição até a definição de paredes, janelas, telhados. O arquiteto desenha a casa e transforma a ideia de lar em algo muito maior, pois entrega uma obra-prima em cada escolha, uma funcionalidade em cada item; o bom gosto em cada definição. Por isso, é um profissional que tem, como responsabilidades, a transformação de um ambiente em algo totalmente funcional, desde o porquê a sala de jantar ser onde é até as escolhas utilizadas para transformar um banheiro minúsculo em um local agradável de ser usado.

Por outro lado, o designer de interiores tem a função de utilizar cores, texturas, materiais e todo o tipo de item condizente com a estrutura de cada ambiente para torná-lo confortável e deixá-lo requintado, sofisticado ou simplesmente funcional. Porém, a funcionalidade aqui está de acordo com o gosto do dono do ambiente, enquanto o arquiteto projeta o ambiente em si, de sua estrutura à sua finalidade.

Por isso, ambas as profissões são essenciais para transformar uma construção em um verdadeiro lar. Do planejamento dos ambientes à decoração final, das cores que deixam a iluminação mais funcional às janelas que transformam a claridade em algo natural, do piso antiderrapante às escadas planejadas para todas as idades. Uma profissão complementa a outra e, em suma, se transforma em um verdadeiro combo de utilidades a quem deseja transformar seu próprio lar em uma inesquecível experiência pessoal e, por que não, aos visitantes também. Afinal, o colírio dos olhos de um pode ser a inspiração para o outro voltar a enxergar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *