Antivírus Gratuito ou Pago? Qual a melhor opção

Os antivírus são programas criados para prevenir, detectar e eliminar vírus de computador (software malicioso desenvolvido por programadores para infectar os sistemas, fazer cópias de si mesmo e se espalhar para outros computadores com a finalidade de roubar informações ou apenas destruí-las).

Os melhores antivírus do mercado

Existe uma variedade enorme de antivírus no mercado e a maior diferença entre eles está nos métodos de detecção, na funcionalidade e, principalmente, no preço. O usuário doméstico pode optar pela utilização de um antivírus gratuito ou um pago. A única diferença é que uma versão paga oferece mais “camadas” de proteção que uma versão gratuita, além de, é claro, suporte técnico realizado por equipe especializada.

No caso de um ambiente empresarial, onde um vírus pode entrar por qualquer computador “indefeso” e infectar instantaneamente todos os outros computadores da rede, o ideal é optar por um antivírus para servidor. Softwares desse tipo, também conhecidos como antivírus corporativo, são encontrados apenas em versões pagas.

Conheça as principais ferramentas de um antivírus corporativo

Como o antivírus funciona?

Os antivírus funcionam basicamente de quatro maneiras:

Escaneamento de vírus conhecidos
Quando se descobre um novo vírus, seu código é desmontado para poder isolar um grupo de caracteres (string). Tais caracteres não são encontrados em um software não maliciosos. Tal string passa a identificar esse vírus e o antivírus a utiliza para ler cada arquivo do sistema. Quando o antivírus encontra o código em algum arquivo, emite uma mensagem ao usuário ou deleta (apaga) o arquivo automaticamente.

Sensoriamento Heurístico
O segundo passo do escaneamento de antivírus é a análise do código de cada programa em execução no momento em que o usuário solicita o escaneamento. O programa é varrido em busca de instruções que não são executadas por programas usuais, como a modificação de arquivos executáveis. Esse método é complexo e sujeito a erros, visto que um arquivo executável precisa gravar sobre ele mesmo ou sobre outro arquivo sempre que entrar em processo de reconfiguração ou atualização do programa. Nesse caso, nem sempre o aviso de detecção é confiável.

Checagem de Integridade
A checagem de integridade é uma ferramenta do antivírus que cria um banco de dados com o registro dos dígitos verificadores de cada arquivo existente no computador, para comparações posteriores. A cada verificação, o antivírus faz a checagem e compara o banco-de-dados com o sistema naquele exato momento para garantir que nenhuma alteração seja encontrada. Caso encontre, é dado o alarme da possível existência de um arquivo contaminado.

Painel do Antivírus Grátis Avast

Em qualquer um desses casos, cabe ao usuário verificar se o aviso do antivírus procede e foi devido a uma atividade suspeita ou se foi causada simplesmente por uma nova configuração ou alteração efetuada recentemente. Os antivírus são programas que procuram por outros programas (os vírus), bloqueando seu funcionamento. Por isso, nenhum antivírus é totalmente seguro sempre.

Existe a necessidade da manutenção (atualizando) dos antivírus e a realização de backups para proteger-se da perda de dados importantes. Também não é recomendado o uso de mais de um antivírus na mesma máquina, pois um deles pode detectar o outro, como falsos-positivos.

Antivírus

Como saber se o antivírus funciona

Abaixo, ensinamos um teste que pode ser executado com muita simplicidade em qualquer computador com Windows para descobrir se o antivírus é capaz de detectar um Malware.

  • Abra o Bloco de Notas;
  • Copie e cole a sequência:

X5O!P%@AP[4\PZX54(P^)7CC)7}$EICAR-STANDARD-ANTIVIRUS-TEST-FILE!$H+H*

  • Salve o arquivo (pode ser na Área de Trabalho) com um nome qualquer seguido da extensão “.exe” (ele vai ficar oculto);
  • Se o antivírus detectar a suposta ameaça imediatamente após você salvar o arquivo, ele é excelente;
  • Se o antivírus detectar depois de uns minutos ou só quando você fizer uma verificação, ele é bom;
  • Se o antivírus não detectar o arquivo como ameaça, é melhor você trocar de software.

Antivírus

Para conhecer as melhores opções do mercado, acesse um site especializado em download de antivírus.