Amoxicilina (genérico do Amoxil)

O Amoxil é um medicamento que possui como principio ativo a amoxicilina. A amoxicilina pertence ao grupo dos antibióticos penicilânicos, tendo uma rápida ação bactericida, por isso é usado para tratamento de muitas infecções que foram causadas por bactérias. Amoxil é um medicamento maravilhoso que por vezes não é reconhecido como deveria ser e tem seu uso muitas vezes indevido.

O genérico do amoxil tem como nome genérico a Amoxicilina, que está disponível numa variedade de formas, incluindo: comprimidos, cápsulas, e até mesmo em sua versão em gotas pediátricas. Esse medicamento está à venda a muito tempo, o que certamente faz com que tenha mais confiança dos médicos e do consumidor.

QUEM PODE USAR?

A Amoxicilina é um antibiótico eficaz contra uma grande variedade de bactérias, então é indicado para o tratamento de infecções causadas por germes que são sensíveis ao ativo Amoxicilina. Mas não fique assustado se seu médico receitar esse medicamento para outro uso, pois, a amoxicilina pode ser usada também para prevenir infecções. No entanto, não são todas as pessoas que podem usar este medicamento, entenda abaixo as indicações e as contra-indicações sobre a Amoxicilina:

INDICAÇÕES

A amoxicilina é indicada para pacientes que estejam sofrendo por infecções causadas por germes gram-positivos e gram-negativos, onde a amoxicilina consegue obter grande sucesso em seu tratamento. E como já citado, a amoxicilina é indicado para o tratamento de infecções bacterianas causadas por germes sensíveis à ação da amoxicilina.

Podemos citar algumas das infecções para qual um tratamento com Amoxicilina é indicada:

  • Infecções no ouvido, nariz e garganta
  • Infecções nas amígdalas, garganta e laringe (laringite)
  • Infecções dos brônquios (bronquite) e pulmões (pneumonia)
  • Infecções Urinárias
  • Infecções na Pele
  • Gonorréia

Deve-se notar também que a Amoxicilina também pode ser prescritos para reduzir o risco de recorrência da úlcera duodenal no trato gastrointestinal, ou para prevenir uma infecção após a cirurgia.

CONTRA-INDICAÇÕES

Por ser uma penicilina, esse medicamento não pode ser manipulado por um paciente sensível a penicilina. Na Gravidez, existe o risco B, onde o medicamento pode ser excretado no leite através da amamentação. Ainda sobre a gravidez, este medicamento deve ser evitado para gestantes que se encontram no primeiro trimestre da gravidez. Também há riscos da diminuição da função renal. Lembrando que esse medicamento em suspensão oral pode conter açúcar, portanto o paciente portador da diabetes deve usá-lo com cautela.

POSSÍVEIS EFEITOS COLATERAIS

Não tome Amoxicilina caso seja alérgico a antibióticos beta-lactâmicos, ou que contenham drogas provenientes da Penicilina, tais como: ampicilina, carbenicilina, dicloxacilina e oxacilina. Reações alérgicas graves à Amoxilina podem apresentar urticárias, dificuldade de respirar e inchaço na face, língua, lábios ou até na garganta. Outros Colaterais à amoxicilina são:

  • Diarréia
  • Febre
  • Calafrios
  • Tontura
  • Azia
  • Insônia
  • Dor abdominal
  • Urinar em quantidade menor do que normalmente
  • Candidíase (manchas brancas na boca)

Esses foram apenas alguns dos efeitos colaterais que a amoxicilina pode causar no individuo.

OUTRAS INFORMAÇÕES

A amoxicilina não deve ser tratada contra infecções virais.

COMO É VENDIDO

A amoxicilina atualmente só pode ser vendida sob prescrição médica, pois como todo medicamento, seu uso indevido pode levar vários danos ao paciente.

QUANTO CUSTA

O valor do medicamento hoje varia entre 3 e 20 reais dependendo da região.

Não se esqueça que o uso excessivo do medicamento poderá causar alguns incômodos, então só utilize-o caso seu médico receitar.