Acetilcisteina

Este é um medicamento considerado expectorante e que ajuda a eliminação das secreções e são produzidas pelos pulmões as tornando assim mais líquidas e facilitando a eliminação dos resíduos de suas vias respiratórias, além de gerar uma boa melhoria na respiração. A Acetilcisteina ainda funciona como um tipo excelente de antídoto de danos de ordem hepática que são provocados por medicamentos como o paracetamol, e ainda regenerando estoques de uma substância que é considerada vital para uma função normal do fígado.

Principais indicações do medicamento

O medicamento é considerado para um tipo de tratamento curativo de complicações que são totalmente resultantes de resfriados tanto comuns como também das gripes como por exemplo as rinofaringites, sinusites e otites catarrais.

Além de tudo isto o medicamento é indicado para casos de bronquite crônica asmática ou ainda tabágica, bem como uma prevenção de exacerbações de bronquite crônica, além de ser uma excelente aliada para o tratamento de enfisema pulmonar.

As contra indicações do medicamento

A utilização deste medicamento deve ser observada ou ainda deixado de lado no caso de se ter uma hipersensibilidade conhecida a acetilcisteína ou ainda outros tipos de componentes da fórmula do medicamento.

Algumas advertências do medicamento.

É fundamental não se utilizar o medicamento durante períodos de gravidez e também de lactação.

Não existem estudos que sejam adequados e controlados no caso de mulheres grávidas ou ainda lactantes ao consumirem o medicamento, e por isso o medicamento não é indicado nesta situação. Além disto a acetilcisteína deverá ser utilizada no caso de gravidez e lactação apenas se seus benefícios esperados do tratamento para a mamãe acabarem superando os seus riscos potenciais para o bebê. E não se sabe ao certo se a acetilcisteína acaba se acumulando no leite materno.

É importante deixar claro também que o medicamento não é indicado para diabéticos já que ele contém açúcar em quantidades consideráveis.

É importante observar também a habilidade de dirigir ou operar máquinas que poderá ser comprometida no caso de consumir o medicamento, apesar de não existirem situações comprovadas neste sentido é interessante uma prevenção. Caso tiver outras dúvidas uma ajuda médica sempre deverá ser bem vinda.