20 de Julho de 2012 | 43 anos desde a primeira viagem a lua

 Apollo 11

No dia 20 de Julho de 2012, farão exatamente 43 anos desde que o homem pisou no solo lunar pela primeira vez, esse evento ocorreu em 20 de julho de 1969, exatamente às 23 horas, 56 minutos e 20 segundos (em Brasília), quando o astronauta americano Neil Armstrong, tripulante da missão espacial Apollo 11, entrava para a história como o primeiro homem a pisar na Lua.

A Missão Apollo 11 foi a quinta missão tripulada do Programa Apollo da NASA e teria sido a primeira a realmente pousar na Lua. Na missão estavam a bordo da nave Apolo 11, Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, que partiram na ponta do foguete Saturno V, do Cabo Canaveral na Flórida, Estados Unidos, tripulando o Módulo de Comando Columbia e o Módulo Lunar Eagle na presença de centenas de milhares de pessoas que, pelas estradas e campos ao redor do Centro Espacial Kennedy, observavam.

Astro-Men

Após quatro dias de viagem e expedição pelo espaço, sob o olhar apreensivo de milhões de pessoas em todo o mundo, que sentiam um misto de medo e orgulho ao ver aqueles três homens se aproximando do satélite, o comandante da Missão Apolo 11, Armstrong pilotou o módulo lunar com Aldrin, enquanto Collins permaneceu no outro módulo em órbita lunar. E, no dia 20 de Julho de 1969, ás 23h e 56min (horáriode Brasília), a nave tocou o solo lunar, onde os astronautas ficaram por quase duras horas e meia, coletando amostras do solo , fazemdo experimentos e tirando fotografias.

Após mais quatro dias gastos na viagem de volta à Terra, os três astronautas foram recebidos como verdadeiros heróis, com aplausos, flores e gritos de felicidade, depois de algum tempo em uma câmara de desinfectação, para prevenir que possíveis elementos trazidos do espaço espalhasem-se pela Terra, deram extensas entrevistas e declarações sobre a missão e sobre como era a Lua, marcando a história mundial com esse grande feito.

NASA

Curiosidades

-Segundo os historiadores, a chegada do homem a lua foi incentivada pela disputa entre URSS e EUA, pois como a primeira já havia sido pioneira em lançar o primeiro satélite e as primeiras missões tripuladas por um ser vivo e um humano, o presidente Kennedy resolver colocar a meta de que os EUA iriam realizar uma missão de ida, exploração e volta da lua com um missão tripulada e segura.
-Há diversas teorias de conspiração envolvendo tanto a missão Apollo 11 quanto todas as outras realizadas pela NASA durante o período em que Kennedy ou Nixon foram presidentes dos EUA.
-Já foram realizados muitas vezes testes e pesquisas para saber sobre a autenticidade das fotos e videos da missão Apollo 11, e ainda hoje há controvérsias.
-O programa de TV norte-americano Mythbusters provou que seria possível realizar montagens iguais ás fotos com a tecnologia da época.
-Em 2006, a NASA anunciou que havia perdido as filmagens originais e que não havia outras cópias, em 2009 a agência voltou atrás e disse que na verdade, por problemas de orçamento, teve que gravar outros fenômenos em cima da gravação original.

Homem na Lua

Teorias conspiratórias sobre a chegada do homem a lua

1 – Existem diversas fotos com sombras em várias direções, sendo que a única fonte de luz seria o Sol e todas as sombras deveriam ser paralelas.
2 – Fotos com diferentes tamanhos da Terra, vista da Lua, evidenciando montagens desproporcionais.
3 – Existem milhares de fotos com penumbra, sendo que não deveria haver penumbra na Lua devido à ausência da atmosfera.
4 – Faltam as estrelas no fundo de todas as fotos. Com a ausência da atmosfera, as estrelas seriam ainda mais reluzentes.
5 – Nas fotos e vídeos, a bandeira dos EUA aparece tremulando na superfície lunar. Porém, não existe vento na Lua simplesmente porque na Lua não há atmosfera.
6 – Em centenas de fotos, há pegadas dos astronautas na Lua. Mas, seria difícil haver formação de pegadas devido à falta de umidade e de gravidade.
7 – Numa das fotos, há indício de alguém ter colocado embaixo de um dos pés do Módulo Lunar um montinho de terra para que este pé não ficasse no ar.
8 – No mesmo lugar onde o pé do astronauta cria uma profunda pegada na superfície lunar, o pé do módulo lunar se mostra muito delicado na superfície da Lua, sem causar qualquer estrago.
9 – Pelo tamanho do Módulo Lunar, dificilmente existiria nele combustível o suficiente para colocá-lo em órbita novamente.
10 – Não existem, até hoje, filmes fotográficos que resistam à enorme variação de temperatura que ocorre na Lua.
11 – Em 1969, os astronautas conversavam, da Lua, com a NASA, na Terra, em tempo real. Esta tecnologia não existe até hoje.
12 – Dificilmente existiriam roupas espaciais, na época, que resistissem às enormes variações de temperaturas da Lua (-153ºC a +107ºC) e à ausência da pressão atmosférica.
13 – Extrema semelhança do ambiente das fotos mostradas pela NASA com o Deserto de Nevada, nos Estados Unidos.
14 – Oficialmente, a NASA só teria realizado seis missões tripuladas à Lua, de 1969 a 1972, exatamente durante a gestão do presidente Richard Nixon. Após isso, nunca mais o homem teria voltado à Lua.
15 – Richard Nixon, envolvido em falcatruas que mancharam a imagem dos Estados Unidos, foi o principal articulador do escandaloso Caso Watergate, o qual culminou em sua renúncia durante o primeiro processo de impeachment estadunidense. Nixon poderia ter tramado a fraude do homem na Lua para atrair investimentos para os Estados Unidos. Sua história o condena.
16 – Mesmo gastando apenas 6 meses para programar uma nova viagem à Lua na década de 1960, George Bush disse que a NASA gastará 10 anos para levar o homem à Lua novamente.
17 – Plano dos Estados Unidos enviarem o homem à Lua é alterado de 2015 para 2020.
18 – Em 2006, a NASA afirma ter perdido os vídeos originais do primeiro pouso na Lua, que teriam qualidade bem superior aos exibidos a todos até hoje.
19 – Em 2009, a NASA declara que, para economizar dinheiro, e sem ter cópias das fitas originais, gravou intencionalmente outras imagens e dados de satélites em cima das fitas originais que continham o fato histórico mais importante da NASA em todos os tempos.
20 – Em várias fotos, o local onde se encontram os astronautas aparece bem iluminado, mas os locais ao fundo aparecem muito escuros dando indício de ter sido utilizada iluminação artificial.
21 – Richard Nafzger, engenheiro da NASA, afirma que o objetivo maior do governo dos Estados Unidos em relação à ida do homem à Lua era para efeito de marketing ao vivo.